quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Inclusão escolar e a educação para todos

Inclusão escolar e a educação para todos, por Iolanda Universina Montano dos Santos. UFRGS/PPGED. 2010.





RESUMO/ABSTRACT
Esta Tese tem o objetivo de problematizar como a inclusão escolar, como um processo político-educacional, se intensifica na sociedade atual. Discuto como a inclusão escolar está implicada na inclusão social em termos de cidadania, de participação e de acesso a diferentes espaços sociais. 
O problema central aqui tratado é a discussão de que na atualidade não é suficiente integrar os sujeitos, mas é preciso incluí-los na vida escolar e social da sua comunidade. 
Utilizo os conceitos de governamentalidade, governamento, biopoder e norma para compreender algumas práticas de inclusão escolar e social e suas estratégias a partir das noções desenvolvidas por Michel Foucault. 
A investigação foi construída a partir de dois eixos: os significados de inclusão e o governamento dos sujeitos. 
Para realizar o trabalho, tomei como material de pesquisa alguns documentos internacionais e nacionais, assim como alguns artigos de revistas nacionais direcionadas a educadores. 
O modo como vi e interagi com os materiais levou-me a organizá-los pela ordem da regulamentação e pela ordem da regulação. 
O primeiro eixo tem por finalidade verificar quais os significados e os usos que têm sido atribuídos à inclusão escolar. 
Analiso as rupturas e as continuidades provocadas pelos discursos inclusivos, mostrando suas implicações com a própria constituição da sociedade contemporânea. No segundo eixo proposto, problematizo as noções de regulamentação e de regulação como formas de prevenção do risco social. 
Penso que a inclusão escolar e social está diretamente envolvida com a produção de sujeitos mais autônomos e autorregulados, ou seja, com a produção de formas de viver na Contemporaneidade.


Caros amigos leitores,o blog da APNEN, está concorrendo ao Prêmio TopBlog 2012, e so clicar neste link e votar:  http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c_b=21105014 no lado direito você tem três opções para votar, por e-mail, no próprio Facebook, ou no twitter, é rápido e muito fácil, vamos votar, colaborem com a APNEN.


Nenhum comentário: