terça-feira, 18 de setembro de 2012

Agora não é mais "Paralímpico"

Artigo do blog 'Um direito que se respeite'
da Redação
                                                                                   Imagem Internet
Nesta semana a presidenta Dilma Rousseff decidiu vetar o uso do termo “paralímpico” em documentos oficiais. Em lugar dele, será usado a expressão paraolímpico, mais correta do ponto de vista gramatical.

A palavra paraolimpíada, foi substituída em novembro de 2011, pelo termo "paralímpico" por determinação do CPB, que buscava uma aproximação com o termo "paralympic", em inglês, e adequação com os outros países falantes da língua portuguesa, como Portugal. Porém, essa paralvra não faz parte do léxico do português, sendo incluive, considerada incorreta.

Em sua coluna na Folha de S.Paulo, o professor Pasquale Cipro Neto explicou: "Os jogos são paraolímpicos porque são disputados à semelhança dos olímpicos. O fato é que em português poderíamos perfeitamente ter a forma 'parolímpico', mas nunca 'paralímpico'".

Fonte:Um direito que respeite - Imagem Internet

Caros amigos leitores,o blog da APNEN, está concorrendo ao Prêmio TopBlog 2012, e so clicar neste link   e votar:  http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c_b=21105014 no lado direito você tem três opções para votar, por e-mail, no próprio Facebook, ou no twitter, é rápido e muito fácil, vamos votar, colaborem com a APNEN.


Nenhum comentário: