quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Jovane faz história e conquista medalha de ouro inédita na esgrima

O esgrimista derrotou Chik Sum Tam, de Hong Kong, por 15 a 14, e subiu ao lugar mais alto do pódio paralímpico.


O brasileiro Jovane Silva Guissone conquistou uma medalha de ouro inédita na esgrima em cadeira de rodas categoria B nesta quarta-feira, na Arena ExCel. O esgrimista derrotou Chik Sum Tam, de Hong Kong, por 15 a 14, e subiu ao lugar mais alto do pódio paralímpico.

Eliminado nas quartas de final no florete, na categoria B (para atletas com menor mobilidade no tronco e equilíbrio), na última terça-feira, Jovane Silva Guissone voltou à ExCel Arena, nesta quarta-feira, para disputar a modalidade espada.

Com a vitória sobre Chik Sum Tam, de Hong Kong, por 15 a 14, o brasileiro fez história na modalidade e derrubou todas as previsões do Comitê Paralímpico BrasileiroSite externo. , que esperava que José ficasse apenas entre os 15 melhores.

Trajetória até o ouro

Único representante do País na modalidade, o paratleta não fez uma boa estreia contra Mikalai Bezyazychny, da Bielorrússia, e acabou perdendo por perdeu por 5 a 0. Nas rodadas seguintes, o brasileiro se recuperou e passou, sem dificuldades, pelo polonês Grzegorz Pluta, por 5 a 2; e pelo russo Alexandr Kurzin, por 5 a 3. Na quarta e última rodada da primeira fase, acabou perdendo para Pierre Mainville, do Canadá, por 5 a 2. Mesmo com a derrota, avançou às oitavas de final.

No mata-mata, Jovane deu o troco no mesmo canadense para quem havia perdido seu último combate, vencendo por 15 a 6 e se garantindo nas quartas de final. O jogo que assegurou a inédita vaga na final foi contra o francês Marc-Andre Cratere, e o brasileiro conquistou mais uma vitória, desta vez por 15 a 11. Na final, José confirmou o bom momento e derrotou Chik Sum Tam, de Hong Kong, no último golpe, fazendo o 15 a 14. Ouro histórico para o Brasil.

Fonte:http://esportes.terra.com.brSite externo. - Imagem Internet

Caros amigos leitores,o blog da APNEN, está concorrendo ao Prêmio TopBlog 2012, e so clicar neste link   e votar:  http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c_b=21105014 no lado direito você tem três opções para votar, por e-mail, no próprio Facebook, ou no twitter, é rápido e muito fácil, vamos votar, colaborem com a APNEN.

Nenhum comentário: