sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Histórias de vida de crianças com deficiência é tema de prêmio

Por Equipe Inclusive

“As crianças que vivem com deficiência têm os mesmos direitos que todas as outras”. A partir desse pensamento e com o tema Olhe para a capacidade! é lançado o Concurso juvenil de vídeos de um minuto, que tem a proposta de transmitir de forma positiva os diversos olhares sobre a deficiência de meninos e meninas. Até o dia 15 de dezembro de 2012 jovens menores de 25 anos podem enviar seus vídeos com enfoque no tema da deficiência infantil para o e-mail unicef.videocontest@gmail.com.

A escolha do tema deu-se ao fato de que as crianças com deficiência, muitas vezes, são tratadas como seres abandonados, frágeis e que necessitam de compaixão, mas essas impressões só acentuam as crenças negativas e impedem que as relações se constituam de maneira natural. É necessário criar outras perspectivas que, por sua diversidade, podem ser potenciadoras, construtivas e que contribuam para abrir os olhos das outras pessoas.

Estas perspectivas devem ser narradas de maneira única e criativa, através de elementos como drama, comédia, ficção, documentário, animação ou filme. As histórias devem ser relatadas para mostrar as dificuldades que as crianças com deficiência enfrentam no dia a dia devido às diferenças, porém, também servirão para promover uma conscientização social e cultural em torno desta temática.

Os trabalhos devem conter 60 segundos de duração e só será permitido apenas um vídeo por pessoa ou grupo participante. Cada inscrição deve ser enviada com os seguintes dados: nome, idade, link do vídeo adicionado (YouTube, Blip, Dailymotion, o Vimeo), título do vídeo, endereço completo, e-mail e número de telefone. Ou então enviar o material como um arquivo .mov em CD/DVD pelo correio: Unicef – Room 933, 3 UN Plaza – New York, NY 10017 / USA.  

O vídeo ganhador será utilizado nos materiais de difusão internacional do Estado mundial da infância de 2013, um informe publicado todos os anos pela Unicef. Além disso, também será colocado à disposição de emissoras de todo o mundo e distribuído através de canais online. O realizador do vídeo receberá uma HDV Flipcam da Sony.

Para maiores informações e dúvidas: unicef.youthvideocontest@gmail.com

Nenhum comentário: