segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Saúde da pessoa com deficiência/Grupos de apoio

Grupos de apoio.

                                                                                                                                                   Marcello Casal Jr
                                            ADD promove a inclusão por meio do esporte.


O Brasil conta com instituições reconhecidas de assistência e apoio às pessoas com deficiência e suas famílias. Algumas atendem crianças e adultos com todo tipo de deficiência, outras são especializadas em um só tipo de limitação. Em geral, são também essas instituições as responsáveis por difundir uma maior consciência sobre a realidade dessas pessoas e conseguir que elas ingressem no mercado de trabalho. Conheça as principais:
Foco em prevenção, habilitação e reabilitação de crianças, adolescentes e jovens com deficiência física.  

Desde 1996, promove a inclusão por meio do esporte adaptado e da qualificação profissional.

Referência em reabilitação, com atendimentos de alta complexidade reconhecidos pelo Ministério da Saúde, desde 1958 atende pessoas de todas as idades

Cada Apae tem seus serviços próprios. Em geral, oferece atenção integral à pessoa com deficiência, incluindo estudos e mercado de trabalho, além de apoio à família. 

Tem projetos de prevenção, diagnóstico, reabilitação clínica e profissional para pessoas com todo tipo de deficiência e em situação de risco social. 

Atende crianças e adolescentes com deficiência física e comprometimento neurológico. Além de terapias reabilitadoras, tem serviço social, assistência pedagógica e orientação à família.

Oferece serviços de atenção à família, atenção terapêutica, apoio à etapa escolar, apoio à vida adulta, formação e inserção no mercado de trabalho. 

Foca na deficiência visual. Desde 1991, busca a empregabilidade, cultura e lazer de crianças, jovens e adultos. Oferece avaliação clinica e sócio-educacional. 

Focada no aparelho locomotor, oferece assistência médica qualificada e gratuita. 

Congrega estudiosos da área de atividade motora adaptada. Promove congressos, cursos e simpósios e mantém intercâmbio cultural, técnico, científico e associativo com entidades congêneres do país e do exterior.  


Nenhum comentário: