terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Alunos do Senac Americana promovem ações sociais

Estudantes atendem idosos no Lar dos Velhinhos e crianças de 2 a 6 anos no Serviço de Assistência Social de Americana.


Como parte do aprendizado profissional e de cidadania, alunos do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) Americana desenvolveram ações sociais em instituições que cuidam de crianças e idosos na cidade.

Os 15 integrantes do Programa Educação para o Trabalho – trampolim, que apresentam deficiência intelectual, criaram durante as aulas um boneco batizado de Marcelo e uma história sobre higiene pessoal. “Com base nesses dois projetos, os alunos apresentaram a história para um grupo de 50 crianças do Serviço de Assistência Social de Americana, que aprenderam noções de higiene como a utilização correta do sabonete e da escova de dentes. O Marcelo serviu para demonstrar os ensinamentos de forma lúdica”, explica Sueli Miwa, gerente da unidade.

Alguns estudantes também ensinaram as crianças a amarrar os sapatos e demonstraram iniciativa em falar em público. “Foi uma ação de troca. Além do ensinamento em si, os nossos alunos se sentiram úteis e as crianças aprenderam a lidar com as diferenças”, conta.

O Programa Educação para o Trabalho – trampolim busca a inclusão desses deficientes intelectuais, ampliando sua capacidade de gerir a própria vida e de se relacionar, a fim de favorecer a convivência, a geração de renda e a inserção no mundo do trabalho.

PODOLOGIA
Desde outubro, 17 alunas do curso Técnico em Podologia atendem os idosos do Lar dos Velhinhos de Americana. A ação está prevista para ocorrer até agosto do ano que vem e tem como objetivo proporcionar aos estudantes o desenvolvimento na prática dos conceitos adquiridos em aula e também prestar um atendimento gratuito à comunidade.

Essas atividades extracurriculares fazem parte da forma de ensinar do Senac São Paulo. O objetivo é integrar os alunos à vida sociocultural da comunidade onde estão inseridos e permitir uma formação embasada em valores éticos e cívicos. A promoção do desenvolvimento social é um dos compromissos da instituição.

SERVIÇO:
Senac Americana
Endereço: Rua Dr. Angelino Sanches, nº 800, Vila Gallo
Informações: www.sp.senac.br/americana ou telefone (19) 3621-1050
Acompanhe o Senac São Paulo nas redes sociais: 



www.sp.senac.br/redessociais

Nenhum comentário: