sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

MP obtém sentença que obriga Município e Estado a contratarem cuidadores para alunos com deficiência

                                       Imagem Internet
O Ministério Público obteve da Justiça sentenças condenando o Município de Santa Mercedes e o Estado a providenciarem a contratação de profissionais cuidadores para atender a dois alunos com deficiência da rede pública de ensino de Santa Mercedes e de Panorama.

De acordo com as ações, ajuizadas pelos Promotores Antonio Simini Júnior e Rufino Eduardo Galindo Campos, ambos de Dracena, uma aluna da Escola Municipal Presidente Castello Branco, de Santa Mercedes, apresenta paralisia cerebral, com comprometimento neurológico permanente. A documentação comprovando a situação da menor foi encaminhada pela Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) de São Paulo, onde ela já havia sido acompanhada. Outro menor, da Escola Estadual Dom Lúcio Antunes, de Panorama, apresenta atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, e deficiências auditivas. Nos dois casos, a condição dos alunos exige a necessidade de atendimento por cuidadores.

No ano passado, os dois alunos foram encaminhados para inclusão nas escolas e encontraram dificuldades para permanecer nas instituições de ensino devido às limitações que possuem.

Nas ações, os Promotores sustentaram a necessidade de um cuidador para acompanhar os alunos individualmente durante o período escolar, já que eles não possuem autonomia para as atividades diárias, como a convivência com os colegas de classe, locomoção, idas ao banheiro e alimentação.

Foram concedidas liminares nas duas ações, em agosto e novembro, que foram cumpridas pelo Município e pelo Estado, este no caso de Panorama. No dia 17 de dezembro, o Juiz Douglas Borges da Silva, da Comarca de Panorama, julgou o mérito nas duas ações, ambas com sentença favorável ao Ministério Público. Com isso, o Município de Santa Mercedes e o Estado foram condenados a providenciar a contratação de profissionais cuidadores para prestar atendimento aos alunos.

Núcleo de Comunicação Social - comunicacao@mp.sp.gov.br
Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo 
Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9039 / 9040

Fonte: http://www.mp.sp.gov.br - Imagem Internet

Nenhum comentário: