domingo, 3 de fevereiro de 2013

Parceria entre Unicamp e Secretaria Municipal pretende impulsionar a audiodescrição

Parceria firmada entre a Secretaria Municipal Extraordinária da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e o Laboratório de Acessibilidade (LAB) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desencadeou três ações práticas.Durante reunião, que ocorreu na manhã desta sexta-feira, dia 1º de fevereiro, a secretária Emmanuelle Garrido Alkmin foi convidada pela coordenadora do Sistema de Bibliotecas da Unicamp, Valéria dos Santos Martins, a proferir palestra de abertura do Fórum de Bibliotecas Acessíveis no Ensino Superior, que será realizado no primeiro semestre deste ano.

Outras ações práticas acertadas foram a visita monitorada ao LAB, do curso de introdução para formação de audiodescritores e a organização de um acervo em CDs de filmes com audiodescrição.

A visita está agendada para o próximo dia 21 de fevereiro, para que os representantes da Pasta conheçam as novidades da tecnologia assistiva e os recursos disponíveis para as pessoas com deficiência do município.


Quanto ao curso, a secretária Emmanuelle colocou sua assessoria à disposição da Unicamp para ministrar as 40 horas de capacitação. Os técnicos também irão apoiar a montagem do acervo de CDs.

Conforme Emmanuelle, essa parceria com o LAB da Unicamp entra no conceito da secretaria que vê a inclusão da pessoa com deficiência no sentido mais amplo da palavra. "A questão da acessibilidade é um grande desafio para todos e ultrapassa as barreiras físicas e arquitetônicas, pois são decorrentes de barreiras educacionais, culturais e de atitudes. Precisamos mudar essa visão para promover a acessibilidade como condição de melhoria para todos, pois não existe inclusão social sem que haja inclusão intelectual", afirmou a secretária.

Bel Buzzo Alonso.

Fonte: Prefeitura de Campinas - http://www.blogdaaudiodescricao.com.br



Nenhum comentário: