quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Sumaré ganha 45 rampas de acessibilidade

Por: Pagina Popular | Fotos:



O trabalho conjunto entre as secretarias municipais de Mobilidade Urbana e Rural e de Governo e Participação Cidadã, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comdef), garantiu a instalação de 45 rampas de acessibilidade em calçadas públicas de Sumaré, permitindo a livre circulação de cadeirantes e outros munícipes com mobilidade reduzida.


Os acessos seguem as normas de acessibilidade e serão instalados em todas as regiões da cidade. Os endereços das calçadas que receberão as rampas foram definidos pela Prefeitura e o Comdef.


Para a prefeita Cristina Carrara, além de permitir o direito e a autonomia de movimentação aos cadeirantes, a rampa também garante mais segurança ao cidadão com deficiência. “Os direitos das pessoas deficientes são os mesmos dos demais cidadãos. No entanto, para os deficientes exercerem muitos desses direitos tornam-se necessárias algumas medidas especiais.

O exercício pleno do direito de ir e vir das pessoas com deficiência quase
sempre depende da remoção de algumas barreiras. No transporte público conseguimos novos ônibus dotados de itens de acessibilidade e, sempre que possível, com elevadores que permitam o acesso de cadeiras de rodas. Agora estamos buscando mais formas para garantir o
exercício dos direitos dos cidadãos”, disse a prefeita.

O secretário de Mobilidade Urbana e Rural, Valdeci Coleta, lembrou que a rampa atende às normas técnicas em vigor. “A rampa possui um piso diferenciado com textura e cor em destaque para a identificação dos cadeirantes e também auxilia a circulação de pessoas com visão reduzida”, observou.






As duas primeiras rampas foram instaladas no entorno do Paço Municipal. O trabalho de instalação continua agora nos próximos dias até atingir todos os pontos estabelecidos. “Estamos em busca de recursos e, assim que possível, empenharemos esforços em novas ações que garantam a plena inclusão dos sumareenses”, completou Cristina.

Fonte:http://www.paginapopular.com.br/ -“Matéria postada em caráter informativo”

Um comentário:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.