segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Rio Grande do Sul conquista o ouro no florete masculino por equipe na II Copa Brasil de Esgrima em Cadeira de Rodas

   IMG_0401
  Atletas recebem as premiações do florete masculino por equipe

Com as disputas por equipe no florete masculino, chegou ao fim neste domingo, 17, no ginásio da Sociedade Esportiva Thalia, em Curitiba (PR), a II Copa Brasil de Esgrima em Cadeira de Rodas. O Estado do Rio Grande do Sul foi superior e garantiu o primeiro lugar ao vencer São Paulo por 45 a 36 na decisão.
Os gaúchos não tiveram dificuldades para chegar à decisão. Na semifinal, a equipe composta pelos atletas Vanderson Chaves, Jovane Guissone, Mauricio Stempniak e Fabio Damasceno, todos integrantes da ASASEPODE, passaram pelos mineiros por 45 x 5.
Destaque da 2ª Copa Brasil de Esgrima em Cadeira de Rodas, o campeão paralímpico e atual líder do ranking mundial na espada B, Jovane Guissone, levará cinco medalhas de ouro para casa. Por ter uma maior limitação nos movimentos do tronco do que que os atletas da classe A, Jovane Guissone disputou as provas nas duas categorias e venceu todas.
Para Guissone, o feito deste domingo demonstra que a equipe está no caminho certo. “O trabalho está sendo feito, o ritmo dos nossos atletas está rápido e os resultados aconteceram. Nós perdemos para o Paraná na I Copa Brasil de Esgrima e precisávamos muito dessa vitória, agora temos que trabalhar para conquistar o Campeonato Brasileiro em casa e terminar o ano em primeiro do ranking por equipe”, ressaltou.
Na disputa de terceiro lugar, os paranaenses aproveitaram o apoio da torcida para ficar com o bronze. Eles venceram Minas gerais por 45 x 17. “Esse resultado era esperado. O estado do Paraná tem tradição na espada, não temos o habito de treinar florete”, ressaltou o atleta Sandro Colaço.
A II Copa Brasil de Esgrima em Cadeira de Rodas contou com o apoio da Caixa Loterias. Esta foi a segunda competição do calendário nacional. Em março deste ano, em Belo Horizonte (MG), ocorreu a primeira edição. Em novembro, Porto Alegre (RS) receberá o Campeonato Brasileiro.
Veja lista de campeões da II Copa Brasil de Esgrima em Cadeira de Rodas:
Espada feminina
Categoria A
Scheila Mattik (ADFP/PR)
Categoria B
Janaina Aguilera (APP/PR)
Espada masculina
Categoria A
Jovane Guissone (Asasepode/RS)
Categoria B
Jovane Guissone (Asasepode/RS)
Categoria C
André Vasconcelos (ACE/MG)
Florete feminino
Categoria A
Monica Santos (Asasepode/RS)
Categoria B
Janaina Aguilera – (APP/PR)
Florete masculino
Categoria A
Jovane Guissone (Asasepode/RS)
Categoria B
Jovane Guissone (Asasepode/RS)
Categoria C
Marcos Melo (ACE/MG)
Comunicação CPB – (imprensa@cpb.org.br)
Daniel Brito
Ivo Felipe
Nádia Medeiros
Rafael Moura
Thiago Rizerio

Nenhum comentário: