sábado, 18 de outubro de 2014

Carro torna possível dirigir mesmo sem pernas

Não muito tempo atrás, quando um senhor da República Checa de 67 anos teve as duas pernas amputadas, pensou que nunca mais poderia dirigir. Quase uma época depois, viu sua realidade mudar com seu carro novo, o Elbee – veículo feito especificamente para pessoas em cadeiras de rodas em que a própria cadeira faz as vezes do banco de motorista.
O Elbee foi lançado no início do segundo semestre de 2014 e, por meio de uma porta de controle remoto e rampa, o motorista pode entrar e sair do veículo sem precisar de alguém que o ajude. A cadeira se encaixa seguramente no carro, que mede um pouco mais de 1,30m de largura e se encaixa em espaços de estacionamentos apertados de modo que o motorista tenha acesso direto à calçada pela rampa. E a cadeira de rodas é o próprio assento fazendo com que o condutor seja totalmente independente.
Elbee, um veículo para cadeirantes.
Elbee, um veículo para cadeirantes.
O veículo levou cerca de uma década para ser desenvolvido, atinge até 80 km/h e pesa 400 quilos.  “Estou muito feliz porque ele me dá um novo tipo de independência e liberdade. Eu costumava ter que pedir a minha esposa ou meu filho para me levar aos lugares. Agora, eu posso entrar no meu carro sozinho “, disse o usuário Frantisek Trunda na ocasião do lançamento.
O veículo ainda não tem previsão de chegada ao Brasil e está sendo vendido na Europa por um preço de 15 mil euros (cerca de 45 mil reais), preço de um carro adaptado no site da WebMotors.

Elbee, um veículo para cadeirantes.
Elbee, um veículo para cadeirantes.


Nenhum comentário: