sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Chamada pública para artigo sobre Deficiência, Família e Sociedade

CHAMADA PÚBLICA PARA UM NÚMERO TEMÁTICO SOBRE DEFICIÊNCIA, FAMÍLIA E SOCIEDADE

Revista Ciência & Saúde Coletiva:

                               Acessibilidade arquitetônica

Abertura: 01 de outubro de 2015 - Encerramento: 30 de janeiro de 2016

(1)Título: Deficiência, Família e Sociedade: um debate interdisciplinar contemporâneo

(2) Justificativa: O tema da deficiência cresce em visibilidade, consciência política e participação cidadã no Brasil e no mundo. Para se ampliar a inclusão social é fundamental que pessoas com deficiência, seus familiares e as instituições sociais assumam cada qual a sua parcela de participação e engajamento sociocultural. No ano de 2016 o Brasil estará implementando o Estatuto da Pessoa com Deficiência e o Rio de Janeiro prepara-se para sediar as paraolimpíadas, momento em que a deficiência entra na agenda política nacional com toda a força para ampliar e assegurar direitos e consolidar conquistas sociais. Assim, a presente edição busca publicar trabalhos em dois eixos: deficiência e família, destacando os enfrentamentos e as estratégias das famílias, do diagnóstico ao desenvolvimento social de seus filhos, levando em conta recursos terapêuticos, apoios sociais e a construção da cidadania e do pertencimento; deficiência e sociedade, com ênfase no esporte, nas artes, na tecnologia assistiva e no papel das políticas públicas para assegurar as conquistas sociais a diferentes tipos de deficiência. Priorizam-se estudos que incorporem novos olhares, num enfoque interdisciplinar, reflitam criticamente sobre o enfoque médico e social e apresentem temas contemporâneos. Todos os artigos, ainda que abordem outras disciplinas, devem também focalizar a saúde coletiva.

(3) Tópicos importantes para serem tratados no número temático:
Sobre os tópicos citados abaixo. Poderão ser aceitos, excepcionalmente, artigos que fujam a essa classificação caso sejam criativos e acrescentem conhecimento ao tema central.


(4) Normas para publicação na Revista:
As orientações e normas para envio de artigos estão na página da Revista Ciência & Saúde Coletiva www.cienciaesaudecoletiva.com.br, que poderão ser acessadas, clicando-se no ícone: “Orientação para os colaboradores”.

Esta chamada pública estará aberta do dia 1º de outubro de 2015 até o dia 30 de janeiro de 2016. E todos os artigos deverão ser encaminhados para o email petean.revista@gmail.com deste número temático que está sendo organizado pela Profa Dra Eucia Beatriz Lopes Petean.



• Pesquisas que abordem o enfrentamento dos pais;
• O significado da maternidade e da paternidade;
• A experiência dos irmãos e o senso de pertencimento familiar;
• Rede de apoio e empoderamento de familiares e pessoas com deficiência;
• Deficiência e Artes;
• Deficiência, esporte e paraolimpíadas;
• Deficiência e tecnologias assistivas;
• O impacto das políticas públicas na melhoria da vida de pessoas com deficiência;
• O avanço das políticas na área da deficiência em saúde e outros campos no Brasil e no mundo;


Mais informações podem ser obtidas no site da revista:

Nenhum comentário: