terça-feira, 7 de junho de 2016

Ministro escolhe Marco Pellegrini para secretaria de deficientes

    
     Marco Pellegrini é o novo Secretário Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência

Marco Antonio Pellegrini foi Secretário Adjunto de Estado dos Direitos das Pessoas com Deficiência de São Paulo, de 2010 a 2014. Antes disso, atuou junto a mesma Secretaria, desde sua criação, em 2008, como Coordenador de Acessibilidade. Ele é o novo Secretário Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, com nomeação pelo atual Ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, que o escolheu por sua militância na área há mais de duas décadas. O nome foi defendido pela Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Dra. Linamara Rizzo Battistella, e endossado pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Marco Pellegrini, 52 anos, metroviário licenciado, é tetraplégico desde 1991. Aos 27 anos levou um tiro quando foi assaltado, ao chegar em casa. Marco se lembra que, na época, tinha um filho por nascer e outro prestes a completar um ano. Ao descobrir-se tetraplégico colocou nos filhos a motivação de manter sonhos e a seguir em frente.

Desde 1987, é funcionário da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô. Atuando na Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo criou as cadeiras de rodas anfíbias do Programa Praia Acessível, e também liderou a acessibilização de conteúdo da Biblioteca São Paulo, além de coordenar a Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania.

Foi ativista intenso, representando a Secretaria Estadual junto a Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, na 1ª e 2ª Conferência dos Estados Parte para implementação da Convenção dos Direitos das Pessoa com Deficiência. Sua atuação foi decisiva no processo de ratificação da Convenção, pelo Congresso Nacional, como emenda constitucional.

“Me envolvi com pessoas aguerridas à vida e na luta pelos direitos das pessoas com deficiência. Uma conspiração divina levou-me a este encontro. Rumei para a Europa e EUA em busca de soluções tecnológicas e as trouxe. Foram muitos seminários, palestras e manifestações nas casas legislativas. Vivi intensamente a transição da Integração à Inclusão”, disse Pellegrini.

Ao ser nomeado Secretário Adjunto, em 2010, afirmou: “É um momento de grande responsabilidade, é uma pasta que tem como Visão ser referência mundial no tema das pessoas com deficiência, que ocupa espaço de destaque nas agendas governamental e empresarial. Isso traz importantes impactos financeiros e sociais e, por isso, ocupar este posto significa estar mais próximo do olho do furacão. É uma grande satisfação ter a oportunidade de contribuir com a secretária Dra. Linamara Rizzo Battistella na implementação de políticas públicas que trouxeram e trarão progressos definitivos na equiparação de oportunidades as pessoas com deficiência”.

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo exulta a nomeação do novo Secretário Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, o congratula com o expresso desejo de muito sucesso e profícuas realizações em sua nova jornada. Parabéns, Marco!

Nenhum comentário: