domingo, 5 de junho de 2016

"Transforma" chega à 6ª edição e leva esportes à Zona Leste de Manaus

Modalidades olímpicas foram apresentadas nesta sexta a mais de mil alunos da Escola Áurea Pinheiro Braga. Projeto é realizado pelo Comitê Manaus 2016

Por GloboEsporte.com Manaus, AM

Projeto Transforma Manaus Amazonas hóquei sobre grama (Foto: Alessandro Pinto / Comitê Organizador Manaus 2016)Projeto Transforma Manaus Amazonas hóquei sobre grama (Foto: Alessandro Pinto / Comitê Organizador Manaus 2016)

Manaus recebeu a 6ª edição do Festival Transforma neste sexta. O palco dessa vez foi a escola CMPM Áurea Pinheiro Braga, localizada na Avenida Perimetral do bairro Grande Vitória, na Zona Leste da capital amazonense. Na ocasião, mais de mil alunos dos ensinos fundamental e médio tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre 15 modalidades olímpicas e paralímpicas.

Além das atividades que acontecem em escolas dentro do Programa Transforma (que introduz valores e esportes olímpicos e paraolímpicos para alunos), o Comitê Manaus 2016 realiza os Festivais para promover o contato da população com esses esportes. Desta vez, entre os esportes apresentados estava futebol de 7, goalball, tênis de mesa, rugby, hóquei sobre grama, badmiton, voleibol sentado e luta olímpica.

É nítido o interesse deles, pois sempre procuram saber mais sobre as regras, os materiais usados... E isso é fundamental para a formação desses jovens. O objetivo é justamente apresentar as modalidades mais incomuns, aqueles esportes que eles até então não conheciam, para despertar a curiosidade e estimular o conhecimento sobre essas áreas - afirmou o coordenador do Transforma, Wendell Marques.

A estudante Gisele Fernandes, aluna do 3º ano da unidade escolar, foi uma das participantes que se impressionou com o Festival e os esportes apresentados.

Nunca pensei que pudesse existir um esporte como o hóquei sobre grama, muito menos que fosse disputado numa Olimpíada. Não imaginei que houvesse uma disputa oficial com uma modalidade praticada desta forma, muito diferente do que estamos acostumados - disse.

Projeto Transforma
Desde dezembro de 2015, foram realizadas cinco edições do projeto – a mais recente no lançamento dos Aros Olímpicos de Manaus, que contou com a presença do atacante da Seleção Brasileira Gabigol -, e a sétima, já tem data e local para acontecer: a próxima edição do Festival Transforma acontecerá no dia 17 de junho, na Mini Vila Olímpica do Coroado, na Alameda Cosme Ferreira, Zona Leste da capital, apresentando apenas esportes paraolímpicos.

Criado pela Rio 2016 e lançado em 2014, o Transforma já impacta mais de 2,5 mil instituições públicas e privadas de Manaus, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Minas Gerais, com mais de um milhão de alunos envolvidos direta ou indiretamente. No Rio, o Transforma já integra o sistema de políticas públicas da cidade. O programa foi lançado nas escolas estaduais do Amazonas no dia 4 de abril, com o objetivo de atingir 15 mil estudantes da rede pública em Manaus e na Região Metropolitana. O Transforma está sob a coordenação do Comitê Manaus 2016.

Nenhum comentário: