segunda-feira, 27 de junho de 2016

Triagem auditiva é realizada em escolas municipais de Porto Velho

60 alunos da Escola Municipal Pedro Tavares Batalha passarão pela triagem.Projeto Triagem Auditiva em Escolares está em 18 escolas da cidade.

Do G1 RO

   Aluna de 6 anos, participa da triagem adutiva realizada na Escola de Ensino Fundamnetal Pedro Batalha  (Foto: Hosana Morais/G1)
Aluna de 6 anos, participa da triagem adutiva realizada na Escola de Ensino Fundamnetal Pedro Batalha (Foto: Hosana Morais/G1)
O projeto Triagem Auditiva em Escolares, foi lançado em Porto Velho na manhã desta quarta-feira (27), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Tavares Batalha. O processo de triagem dos alunos teve início nessa manhã, ao todo 60 alunos do 1° ano do ensino fundamental passarão pela seleção.

De acordo com a coordenadora estadual da saúde da pessoa com deficiência, Izenilda Souza, 18 escolas da cidade já foram selecionadas para participar do projeto piloto, que têm como objetivo identificar de alunos que possuam deficiência auditiva na rede municipal.

Conforme Izenilda, os profissionais de educação de cada escola são capacitados para realizarem a triagem juntamente com alunos e professores de fonoaudiologia de faculdades particulares de Porto Velho. "As escolas participantes aderiram ao Programa Saúde na Escola (PSE), que busca identificar não só deficiência auditiva, mas outras doenças que possam influenciar no aprendizado dessas criança", explicou Izenilda.

                               Projero Triagem Auditiva em Escolares foi lançado na manhã desta quarta-feira em Porto Velho (Foto: Hosana Morais/G1)
Projeto Triagem Auditiva em Escolares foi lançado na manhã desta quarta-feira (27) em Porto Velho
(Foto: Hosana Morais/G1)


O secretário adjunto da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Luiz Eduardo Maiorquim, ressaltou a importância do projeto ser aplicado primeiramente em alunos da rede municipal.

"Como esse projeto visa uma prevenção auditiva, iniciamos em escolas municipais, onde os alunos do 1º ano passarão pela triagem. Mas nosso objetivo também é implantar esse projeto em todas as escolas do estado de Rondônia", disse Maiorquim.

A secretária adjunta da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Jandernoura Rodrigues, informou que a Triagem Auditiva em Escolares faz parte do PSE, implantado pela secretaria. "Além desse projeto, desenvolvemos outros programas que identificam deficiências em alunos que possuem dificuldades na aprendizagem escolar. Ao todo 20 escolas de Porto Velho já participam do PSE, que já trazem resultados positivos", informou Jandernoura.

Segundo a diretora da escola, Maria do Carmo, todos os 24 professores da instituição foram capacitados para indicar os alunos que deve passar pela triagem na escola. "Nossos professores já conseguem perceber qual aluno possui dificuldade e, logo depois, a criança é encaminhada para a triagem", explicou Maria.

Fonte: g1.globo.com

Nenhum comentário: