quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Capacitação profissional para cegos tem inscrições prorrogadas

       Foto: Shutterstock
       A imagem está no formato retangular na horizontal. Nela contém os pés de uma pessoa desfocado no fundo, 4 faixas amarelas em um asfalto e um bengala em primeiro plano. Fim da descrição.

O Instituto da Oportunidade Social (IOS) abre inscrições para cursos gratuitos profissionalizantes que atendem pessoas com deficiência visual total. O conteúdo programático abrange educação digital, gestão de projetos, cidadania, comportamento, empregabilidade e mercado de trabalho com um total de 200 horas/aula, que acontecem na sede da ONG na Zona Norte de São Paulo (SP). As inscrições para a capacitação profissional voltada para cegos foram prorrogadas até 21/10 e podem ser realizadas no Núcleo IOS, no bairro Santana. As aulas iniciam em 24/10 e todo o material didático também é gratuito.

Para ministrar a capacitação, o IOS realizou uma série de adaptações em sua sede, que incluem desde a estrutura física da unidade como a implantação de piso tátil de acordo com as normas previstas por lei, até recursos tecnológicos como o uso de software leitor de tela com pacote de voz, fones de ouvido e transcrição do material didático em áudio-livro.

O projeto será realizado com o apoio das empresas Atlas Schindler, Eurofarma, Momenta Farmacêutica e TV Globo, por meio de recursos destinados com dedução fiscal pelo Ministério da Saúde, através do PRONAS/PCD – Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência. Conta ainda com o apoio da Associação Citi Esperança, entidade criada por funcionários do Citibank Group, responsável pelo custeio das adaptações físicas e tecnológicas iniciais.

Segundo Kelly Lopes, gestora do IOS, “além de promover a inclusão social e a empregabilidade de pessoas com deficiência – que é a nossa missão – o curso pode ajudar empresas a cumprirem a Lei de Cotas*, já que nem sempre encontram profissionais qualificados disponíveis, devido à dificuldade que estas pessoas enfrentam para ter acesso à capacitação”, explica.

No total, o IOS já capacitou gratuitamente mais de 27 mil pessoas, entre jovens de baixa renda e pessoas com deficiência. Desde 2009, cerca de quatro mil beneficiários já foram empregados por intermédio do IOS.

Para mais informações, ligue: (11) 2503 2617 ou (11) 2503 - 2618

Nenhum comentário: