sábado, 22 de outubro de 2016

Esculturas táteis chegam ao Memorial da Inclusão

  Resultado de imagem para escultor Rogério Ratão
O escultor Rogério Ratão que possui deficiência visual, terá expostas 12 obras de cerâmica que podem ser tateadas por pessoas cegas

Chega ao Memorial da Inclusão, espaço cultural que fica na Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, a exposição temporária “Impressões Táteis” do escultor Rogério Ratão.

De 07 a 27 de outubro, os visitantes poderão tocar doze esculturas de quatro séries de diferentes momentos da trajetória do artista, produzidas entre 1994 e 2015.

O escultor e ceramista Rogério Ratão adquiriu deficiência visual quando tinha 18 anos e desde então iniciou seus estudos em escultura tomando seu corpo como principal referência para a compreensão da anatomia e sua relação com o espaço. Suas esculturas, que podem ser apreciadas pelo tato, apresentam claras influências de artistas como Victor Brecheret, Lasar Segall, Constantin Brancusi e Amedeo Modigliani.

Seu processo criativo é pautado na busca por referenciais artísticos adquiridos especialmente em visitas a museus e exposições, visando o aprimoramento de sua técnica, por meio da intensa produção, pesquisa e em sua atuação como professor de escultura de cursos para diferentes públicos no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Sobre esse processo, o artista ressalta: “guardo na memória tátil todas as formas e volumes que um dia toquei e me impressionaram. A paixão pelas linhas simples, retas ou curvas, estimula meus sentidos a criar”.

Alés das visitas durante a semana, o Memorial da Inclusão abre suas portas nos últimos sábados de cada mês. Em razão do feriado de 28/10 (Dia do Servidor Público), o Memorial da Inclusão abrirá, excepcionalmente, no sábado dia 22/10, das 13h às 17h. A exposição “Impressões Táteis” ficará em cartaz até 27 de outubro. Não perca!

SERVIÇO
Exposição Temporária: “Impressões Táteis”
Período de visita: 07 a 27 de outubro

Horário: 10h às 17h – segunda a sexta
Exposição extra no sábado, dia 22/10, a partir das 13h

Local: Memorial da Inclusão – Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda – São Paulo/SP

Entrada Gratuita

Fontes: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo - turismoadaptado.wordpress.com

Nenhum comentário: