quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Menina de 9 anos, com autismo, pinta telas e faz exposição em galeria - Veja o vídeo.

Até pouco tempo, ela nunca havia pintado, nem sequer visto um pincel.Segundo mãe, pintura está ajudando no desenvolvimento da criança.

Do G1 TO, com informações da TV Anhanguera
Menina de 9 anos, com autismo, está expondo em uma galeria as telas pintadas por ela  (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Menina de 9 anos, com autismo, expões telas pintadas por ela (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

A menina Ana Beatriz, de apenas 9 anos, está expondo em uma galeria de Palmas as pinturas em tela feitas por ela mesma. Além da pouca idade, o que chama a atenção é o fato dela ter autismo. Até pouco tempo, Ana nunca havia pintado, nem sequer visto um pincel. Foi o professor de artes visuais Elpídio de Paula, que apresentou esse mundo novo para Ana.

Click AQUI para ver o vídeo.

"Eu não tenho habilitação para trabalhar com crianças especiais. Sou artista plástico e professor de artes. Quando a mãe veio pedir a vaga no curso, no primeiro momento eu tomei um susto, fiquei apreensivo, mas ela se encantou imediatamente com as cores, com as pinturas. A grande maioria dos alunos pintam dois, três quadros, ela pinta 15. Então, às vezes, eu tenho que parar o processo porque senão acabam todas as telas", conta.

Por causa do autismo, Ana tem dificuldades para aprender. Para decorar nomes, por exemplo, ela leva mais de tempo, mas com a ajuda da pintura, aprendeu rapidamente como as cores se chamam.
Com a pintura, a menina ficou ativa, brincalhona, cheia de personalidade, mas nem sempre foi assim. "Ela tem mostrado um desenvolvimento bem melhor. Ela tem se aberto mais, interagido mais. Em casa, ela consegue brincar mais com a irmã e isso tem melhorado bastante o modo de viver dela", afirma a mãe, Maria Luzia dos Anjos.
As obras de Beatriz estão em exposição no Espaço Cultura José Gomes Sobrinho, em Palmas.

Fonte: g1.globo.com

Nenhum comentário: