domingo, 20 de agosto de 2017

Esporte integra grupo de crianças com deficiência em Ariquemes, Rondônia

Atividade visa contribuir para desenvolvimento da coordenação motora, inserção dos alunos na sociedade e a prática de atividade física

Por Eliete Marques Ariquemes

Adriones Souza Braga, de 33 anos, praticando falsa baiana (Foto: Eliete Marques)
Adriones Souza Braga, de 33 anos, praticando falsa baiana (Foto: Eliete Marques)

Alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) testaram o equilíbrio e a coragem na 'falsa baiana'. A atividade física aconteceu na manhã desta quinta-feira (22) no Parque Botânico em Ariquemes (RO), e faz parte da programação da semana nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, que começou dia 21 de agosto e segue até o dia 28 deste mês.

Com o apoio do Corpo de Bombeiros, uma fila ia se formando com interessados em enfrentar o desafio. Adriones Souza Braga, de 33 anos, com deficiência intelectual, estuda há mais de 15 anos na Apae e conta que a experiência da falsa baiana foi ótima e queria repetir. Izaias Alves Dias, de 30 anos, também com deficiência intelectual, descreve a sensação.

Gostei muito; não deu medo não. Lá na escola eu já faço capoeira e gosto de esporte. É bom fazer um pouco de exercício; ajuda na saúde - conta Izaias.

Izaias tem deficiência intelectual (Foto: Eliete Marques)
Izaias tem deficiência intelectual (Foto: Eliete Marques)

De acordo com o professor de educação física da Apae, Osvaldo Garcia, além da diversão, a atividade visa contribuir para desenvolvimento da coordenação motora, inserção dos alunos na sociedade e a prática de atividade física.

Na escola temos várias atividades como natação, capoeira, futebol, atletismo. Aqui é uma extensão das atividades da escola; ao ar livre, com contato com a natureza. Eles se divertem e praticam atividade física, que contribui diretamente com a saúde - explica.


Nenhum comentário: