sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Público escolhe Jahuari como nome do mascote dos Mundiais do México

Por CPB

Imagem

O público escolheu Jahuari, o Jaguar como o nome do mascote para os Mundiais de Natação e Halterofilismo Paralímpico, que acontecerão entre os dias 29 de setembro e 6 de outubro, na Cidade do México, México.

A votação foi promovida no site oficial da competição, além das páginas do Facebook e Twitter tanto do World Para Swimming e World Para Powerlifting. O nome Jahuari recebeu 54% dos votos. "Huari" significa "coração" em nahuatl, o idioma falado pelos aztecas. O segundo nome mais votado foi Paki (24%), seguido por Vaicari (12%) e Juan (10%).

Os jaguares são animais nativos do continente americano e um dos felinos mais admirados do mundo. Por séculos, os habitantes do continente consideraram o animal sagrado por causa da sua força e habilidade para nadar. Os aztecas chamavam o jaguar de "Rei dos Animais" e os associavam a guerreiros. Ao mesmo tempo, os maias viam os jaguares como uma representação de força.

Cidade do México 2017 será a primeira ocasião em que dois Mundiais de esportes paralímpicos ocorrerão simultaneamente na mesma sede.

Cerca de 550 nadadores de mais de 60 países são esperados para competir na Piscina Olímpica Francisco Marquez, enquanto 360 halterofilistas de 65 países se reunirão no Ginásio Olímpico Juan de la Barrera. As duas instalações estao localizadas no mesmo local.

Esta será a primeira grande competição das duas modalidades após os Jogos Paralímpicos do Rio 2016 e o início do ciclo paralímpico rumo a Tóquio 2020.

Com informações do Comitê Paralímpico Internacional (IPC)

Fonte: cpb.org.br

Nenhum comentário: