quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Abertas Paralimpíadas Escolares 2017

Atletas animados de todo o Brasil e na primeira fila, sorrindo, Dra. Linamara, Mizael e Marinalva Cruz

No início da noite de terça-feira, 21 de novembro, aconteceu no Anhembi, na capital paulista, a abertura das Paralimpíadas Escolares 2017, em sua 11ª edição, com 944 atletas competindo em dez modalidades. A cerimônia contou com a presença da Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Dra. Linamara Rizzo Battistella; do presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Mizael Conrado; da Secretária-Adjunta Municipal da Pessoa com Deficiência, Marinalva Cruz; entre outras personalidades.

Dra. Linamara representou o Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin e falou da alegria de sediar os jogos. “Não é trivial reunir aqui todos os estados da federação e o Governo do Estado de São Paulo agradece ao Mizael a oportunidade de recebê-los. São Paulo recebe cada um desses estados de braços abertos”, enfatizou a Secretária.

A Secretária também ressaltou o esporte como forma efetiva de inclusão. “Cada um dos atletas que hoje estão aqui para participar deste evento maravilhoso, o maior evento esportivo para jovens com deficiência do mundo, tem a oportunidade de compartilhar alegrias, disputas e muita luta”, destacou.

“Ter a alegria de poder viver esse momento junto com os seus colegas em cada um desses jogos, e que o esporte seja ferramenta de mudança, ferramenta de desenvolvimento”, continuou a Secretária.

Dra. Linamara durante a abertura das paralimpíadas Escolares 2017.

“Vou torcer para que cada um dos estados possa fazer o melhor de si, para que cada um de nossos atletas possam sair destes jogos fortalecidos e preparados para o desafio que a vida nos oferece. Vou torcer para que a vitória não seja apenas uma vitória dessas Paralimpíadas, mas sim de todo Brasil e a certeza de que vocês fazem parte do futuro desse país e com a segurança de construir um Brasil cada vez melhor”, finalizou a Secretária Dra. Linamara.

A competição, disputada por jovens de 12 a 17 anos, ocorre entre quarta e sexta-feira no Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro, também na capital paulista. Pela primeira vez todos os estados brasileiros participam, mais o Distrito Federal. Outra novidade é a inclusão do basquete em cadeira de rodas e o futebol de 5 no cronograma. Essas duas modalidades se juntam ao atletismo, bocha, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas.

As Paralimpíadas Escolares são o maior evento escolar paralímpico do mundo. Desde suas primeiras edições, as Paralimpíadas Escolares revelam talentos do Movimento Paralímpico nacional.

O Estado de São Paulo venceu as duas últimas edições e é o maior colecionador de títulos, com cinco conquistas desde a primeira temporada, em 2006. Em seguida vem o Rio de Janeiro, com quatro troféus.

Também na noite de ontem, Tom, o mascote dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, foi oficializado mascote do Comitê Paralímpico Brasileiro. Após assinatura de acordo com o Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês), o CPB o terá como mascote até, pelo menos, 2026.
As competições são abertas e gratuitas. Todos os detalhes e programação no evento oficial dos jogos no Facebook: https://www.facebook.com/events/235316326999624/

PARALIMPÍADAS ESCOLARES 2017
Data: de 22 a 24 de novembro
Local: Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 11.5, São Paulo

Nenhum comentário: