quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Estão abertas as inscrições para a 1ª Mostra de Talentos Down em Montes Claros

Evento busca oferecer visibilidade e estimular os participantes a desenvolverem dons e talentos; apresentações serão realizadas no dia 21 de março.

Por G1 Grande Minas

                 João Francisco, de 21 anos, vai participar da programação (Foto: Alvina Chagas/Arquivo pessoal)
João Francisco, de 21 anos, vai participar da programação (Foto: Alvina Chagas/Arquivo pessoal)

Estão abertas as inscrições para a 1ª Mostra de Talentos Down que será realizada no dia 21 de março em Montes Claros, no Norte de Minas. De acordo com Cristiane Nunes, diretora da Escola do Legislativo de Montes Claros, organizador da mostra, o objetivo do evento é dar visibilidade e estimular os participantes a desenvolverem dons e talentos.

“A ideia da mostra nasceu de uma conversa com uma mãe, onde ela pontou que era preciso realizar um evento com as pessoas com síndrome de down. Não somente falar delas e sim fazer a inclusão e a valorização destas pessoas, além disto, comemorar o Dia Internacional da Síndrome de Down”, explica.

O projeto tem a finalidade de proporcionar às crianças e jovens com síndrome de down, de três a 21 anos, a oportunidade de mostrar talentos à sociedade. Ainda de acordo com Cristiane Nunes, a ação não tem carácter competitivo. “A mostra é uma forma que encontramos de trazer a sociedade para conhecer a alegria de cada um que se apresentará. As apresentações não têm carácter competitivo e todos que participarem serão premiados com troféu”, diz Cristiane.

A professora Alvina Chagas da Silva, de 45 anos, já inscreveu o seu filho, João Francisco, um jovem de 21 anos com a síndrome, que adora dançar. Ela acredita ser é muito importante para seu filho poder mostrar algo que gosta de fazer para outras pessoas.

“Na mostra ele vai fazer o que sabe de melhor, que é dançar. Meu filho é muito eclético, dança qualquer coisa, mas o que ele adora mesmo é de dançar axé. Eu vou tentar ajudar ele ensaiar, mas acho que nem precisa, ele dança o dia inteiro aqui em casa. Em relação a inclusão dele na sociedade, meu filho é bem resolvido, eu acredito mesmo é que as pessoas consideradas 'normais' que tem dificuldade ou receio de interagir com ele", conta Alvina Chagas.

Inscrições

As inscrições para a Mostra de Talentos Down seguem abertas até o dia nove de março, pelo telefone (38) 3690-5400. Segundo a organização, qualquer apresentação artística e cultural pode ser realizada pelos participantes. A programação será realizada no auditório da Câmara Municipal de Montes Claros.

Fonte: g1.globo.com

Nenhum comentário: