sexta-feira, 23 de março de 2018

Circuito Loterias Caixa no Sergipe vale vaga no Europeu de Halterofilismo

Graziella Batista/MPIX/CPB
Imagem

Por CPB

A etapa regional Norte-Nordeste de Atletismo, Halterofilismo e Natação do Circuito Loterias Caixa começa nesta sexta-feira, 23, com as disputas no halterofilismo. Para os competidores desta modalidade, será a última oportunidade de obter vaga para o Campeonato Aberto Europeu, em maio, na França. O regional Norte-Nordeste contará com 112 halterofilistas.

Estão confirmados em Aracaju alguns dos grandes nomes da modalidade no país, como a paranaense Márcia Menezes, medalhista de bronze no Mundial de Dubai 2014, o paulista Bruno Carra, prata no Parapan-Americano de Toronto 2015, e o baiano Evânio Rodrigues, prata nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 e bronze no Mundial do México 2017.

Este será o primeiro dos quatro estágios do Circuito Loterias Caixa a receber as competições de halterofilismo, todas com caráter nacional, na temporada 2018. O palco para os principais levantadores de peso paralímpicos do país neste fim de semana, em Aracaju, será a Universidade Tiradentes.

Sergipe é o Estado com o maior número de novos representantes nesta etapa do Circuito Loterias Caixa, com 12 atletas. Dentre todos os mais de 100 participantes, 27 estreiam na competição promovida e organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

A chegada de novos atletas anima o coordenador-técnico da modalidade, Felipe Dias, que aponta o Nordeste como potência no halterofilismo. “Esse número de atletas novos supera nossas expectativas. O halterofilismo tem centros de referência espalhados pelas cinco Regiões do país. Na Universidade Federal de Sergipe temos um polo de desenvolvimento que é acompanhado por um dos nossos educadores da Academia Paralímpica, Felipe Aidar, esse número de novos atletas é um dos frutos desse projeto”, declarou o coordenador-técnico.

O halterofilismo conta com três etapas nacionais e o Campeonato Brasileiro, evento que reunirá os melhores do ano. A segunda fase nacional será realizada em abril, de 13 a 15, durante a regional Centro-leste, em Goiânia (GO). A terceira etapa nacional e o Campeonato Brasileiro acontecerão no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, em junho e outubro, respectivamente.

As disputas do atletismo e da natação começam na manhã do sábado, 24, e reunirão mais de 300 competidores dos nove Estados do Nordeste e quatro da Região Norte, até o meio-dia do domingo, 25.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a etapa regional Norte-Nordeste do Circuito Loterias Caixa de Atletismo e Natação não precisam de credenciamento prévio. Bastará dirigir-se à sala de imprensa da arena para identificação.

O Circuito
O Circuito Caixa Loterias é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2018, as disputas das fases nacionais serão separadas por modalidade - haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte.

Patrocínios
O paratletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem.
A natação e halterofilismo tem patrocínio das Loterias Caixa.

Serviço
Data: 23, 24 e 25 de março
Cidade: Aracaju (SE)
Universidade Tiradentes (UNIT)
Endereço: Avenida Murilo Dantas, 300 – Farolândia – Aracaju (SE)

Programação*
Circuito Loterias Caixa de Atletismo, Halterofilismo e Natação - Etapa Regional Norte-Nordeste
Sexta-feira (23/3) – 9:30h às 12:30h e 15:30 às 19h
Sábado (24/3) - 8h às 12h e 14h às 18h
Domingo (25/3) - 8h às 12h
*Sujeita a alterações

Fonte: cpb.org.br

Nenhum comentário: