sábado, 17 de março de 2018

Etapa Norte-Nordeste abre temporada do halterofilismo no Circuito Loterias Caixa

Daniel Zappe / CPB / MPIX
Imagem

Por CPB

De 23 a 25 de março, o Circuito Loterias Caixa faz sua terceira parada, desta vez em Aracaju (SE), para a etapa regional Norte-Nordeste de Atletismo, Halterofilismo e Natação. As etapas São Paulo e Rio-Sul foram realizadas no final de fevereiro e início de março, respectivamente. Ao todo 414 atletas estão inscritos para a fase Norte-Nordeste: 218 no atletismo, 107 na natação e 89 no halterofilismo.

Dez estados do Norte e Nordeste enviarão representantes. Já para o halterofilismo, esta será a primeira dos quatro estágios do Circuito que receberão competições de halterofilismo - todas com caráter nacional. O palco para os principais levantadores de peso paralímpicos do país será a Universidade Tiradentes.

O halterofilismo conta com três etapas nacionais e o Campeonato Brasileiro, evento que reunirá os melhores do ano. A segunda fase nacional será realizada em abril, de 13 a 15, durante a fase regional Centro-Leste, em Goiânia (GO). A terceira etapa nacional e o Campeonato Brasileiro acontecerão no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, em junho e outubro, respectivamente.

Grandes nomes da modalidade estão presentes em Aracaju, como Márcia Menezes, medalhista de bronze no Mundial de Dubai 2014, Bruno Carra, prata no Parapan-Americano de Toronto 2015, e Evânio Rodrigues, prata nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 e bronze no Mundial do México 2017. Ao todo, 89 atletas estão inscritos para as disputas, sendo Sergipe o estado com o maior número de representantes, 21 halterofilistas.

Além das competições das três modalidades, a etapa Norte-Nordeste do Circuito Loterias Caixa contará com a experimentação de esgrima em cadeira de rodas. O atleta Jovane Guissone, campeão paralímpico em Londres 2012 na espada B (para atletas com menor mobilidade de tronco), e o técnico nacional da modalidade, Ivan Schwantes, estarão presentes. O objetivo é disseminar a esgrima pela região Nordeste, proporcionar aos competidores a vivência na esgrima e detectar novos talentos.

Nesta temporada, as competições de esgrima em cadeiras de rodas iniciam-se em abril, entre os dias, 13 e 15, em Goiânia, com a I Copa Brasil. Em junho, de 14 a 17, acontecerá a II Copa Brasil, no CT Paralímpico em São Paulo.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a etapa regional Norte-Nordeste do Circuito Loterias Caixa de Atletismo e Natação não precisam de credenciamento prévio. Bastará dirigir-se à sala de imprensa da arena para identificação.

O Circuito
O Circuito Caixa Loterias é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2018, as disputas das fases nacionais serão separadas por modalidade - haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte.

Patrocínios
O paratletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem.
A natação e halterofilismo tem patrocínio das Loterias Caixa.

Serviço
Data: 23, 24 e 25 de março
Cidade: Aracaju (SE)
Universidade Tiradentes (UNIT)
Endereço: Avenida Murilo Dantas, 300 – Farolândia – Aracaju (SE)

Programação*
Circuito Loterias Caixa de Atletismo, Halterofilismo e Natação - Etapa Regional Norte-Nordeste
Sexta-feira (23/3) – 9:30h às 12:30h e 15:30 às 19h
Sábado (24/3) - 8h às 12h e 14h às 18h
Domingo (25/3) - 8h às 12h
*Sujeita a alterações

Fonte: cpb.org.br

Nenhum comentário: