sábado, 14 de abril de 2018

Jovem halterofilista bate recorde das Américas júnior, em Goiânia

Daniel Zappe/MPIX/CPB
Imagem

Por CPB

A etapa regional Centro-Leste do Circuito Loterias Caixa começou na manhã desta sexta, 13, em Goiânia, Goiás, com as disputas do halterofilismo no SESI – clube Ferreira Pacheco. Lucas dos Santos, de 16 anos, da FEPAM/AM, foi um dos destaques após quebrar os recordes juniores brasileiro e das Américas na categoria até 49 kg.

As marcas anteriores eram 103kg e 100kg, respectivamente. O jovem levantou 105kg em sua segunda tentativa e garantiu, além dos recordes, o ouro na disputa. A prata ficou com Daniel de Almeida, da AESA-ITU/SP, com 83kg, e, o bronze, com Mateus Moreira, da CFB/DF, que ergueu 72kg. Lucas foi campeão mundial júnior da modalidade, no México, no ano passado, quando levantou 100kg.

"Fiquei feliz pelos recordes. Competi no final de março, em Aracaju, e o tempo para me preparar foi curto, mas consegui fazer o que precisava. Fiquei surpreso em ver que também bati o recorde das Américas”, comentou o manauara.

Ao todo, 111 halterofilistas, de 12 estados, participam da competição, que tem caráter nacional. Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe são os estados com representantes.

No período da tarde, Mariana D'Andrea, da categoria até 67kg, representante da AESA-ITU/SP, bateu o recorde brasileiro júnior ao erguer 113kg, na sua segunda pedida de peso. A atleta superou a melhor marca brasileira em oito quilos, e faturou a medalha de ouro. Mariana representará o Brasil no Campeonato Aberto Europeu, no fim de março, na França. Completaram o pódio as atletas Najara da Silva, FEPAM/AM, com 60kg e Viviane de Almeida, CDB/DF, com 56kg.

Outro atleta que participará do Aberto Europeu e competiu nesta sexta,13, é Bruno Carra, da categoria 59kg, também da AESA-ITU/SP. Carra levantou 171kg e conquistou a medalha de ouro. Seguido por Alexandre Gouveia, da ANDEF, com 127kg. O terceiro lugar ficou Marcos da Cunha, da APNH/SP, com 120kg.

As disputas de halterofilismo continuam neste sábado e domingo, 14 e 15. Natação e atletismo terão brigas por medalhas no fim de semana. Além do Circuito, a I Copa Brasil de esgrima em cadeira de rodas também ocorre na capital goiana.

Outros resultados:
Até 41kg, até 45kg e até 50kg fem.
1º - Maria Luzineide (ASDEF/RS) - 81kg
2º - Maria Rizonaide (SADEF/RN) - 78kg
3º - Lara Ferreira (CDDU/MG) - 60kg

Até 55kg fem.
1º - Camila Pilares (CDDU/MG) - 73kg
2º - Ana Paula Gonçalves (CFB/DF) - 65kg

Até 61kg fem.
1º - Terezinha Mulato (SADEF/RN) - 88kg
2º - Eliana Pereira (CAN/SE) - 45kg

Até 54kg masc.
Anderson Marcílio (AESA-ITU/SP) - 105kg
Rogério Garcia (AEA/PR) - 87kg
Lucas Matheus Souza (CDDU/MG) - 75kg

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a etapa regional Norte-Nordeste do Circuito Loterias Caixa de Atletismo, Halterofilismo e Natação e a I Copa Brasil de esgrima em cadeira de rodas não precisam de credenciamento prévio. Bastará dirigir-se à sala de imprensa da arena para identificação.

O Circuito
O Circuito Caixa Loterias é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2018, as disputas das fases nacionais serão separadas por modalidade - haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte.

Patrocínios
O paratletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem.
A esgrima, o halterofilismo e a natação tem patrocínio das Loterias Caixa.

Serviço
Data: 13, 14 e 15 de março
Cidade: Goiânia (GO)

Atletismo e Esgrima em CR: Centro de Excelência do Esporte
Endereço: Av. Oeste, 56-250 - St Aeroporto - Goiânia - GO

Natação e Halterofilismo: SESI - Clube Ferreira Pacheco
Endereço: Av. João Leite, 915 - Santa Genoveva Goiânia - GO

Programação*
Circuito Loterias Caixa de Atletismo, Halterofilismo e Natação - Etapa Regional Centro-Leste
Sexta-feira (13/4) – 9h30 às 12h30 e 15h30 às 19h (somente halterofilismo)
Sábado (14/4) - 8h às 12h e 14h às 18h
Domingo (15/4) - 8h às 12h

I Copa Brasil de Esgrima em cadeira de rodas
Sexta-feira (13/4) – 9h às 12h30 e 13h30 às 18h
Sábado (14/4) - 9h às 12h30 e 13h30 às 18h
Domingo (15/4) - 8h às 12h
*Sujeita a alterações

Fonte: cpb.org.br

Nenhum comentário: