sábado, 2 de junho de 2018

Brasil enfrenta os Estados Unidos na estreia do Mundial de Goalball

Imagem

Por CPB

Os jogos de estreia das Seleções Brasileiras no Campeonato Mundial de Goalball IBSA 2018 serão neste domingo, 3. O primeiro time a entrar em quadra, pelo Brasil, será o masculino contra os Estados Unidos, às 4h (horário de Brasília). Já a equipe feminina enfrentará a China às 9h20. A competição acontece em Malmö, na Suécia, de 3 a 9 de junho.

“Os Estados Unidos são uma equipe muito forte que também está no Mundial para conseguir a medalha de ouro e a vaga nos Jogos de Tóquio. Então a nossa estreia será muito difícil, porque, nos últimos anos, quando nós nos confrontamos, foi em jogos bem estratégicos. Eles também têm jogadores de alto nível e pode se dizer que são nosso maior adversário no grupo”, comentou Alessandro Tosim, técnico da Seleção Brasileira masculina de goalball.

O Brasil foi derrotado pelos americanos, por 10 a 1, nas semifinais dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. A competição terminou com a Lituânia com a medalha de ouro, os Estados Unidos com a prata e o Brasil com o bronze. Desde então, no entanto, os dois times se encontraram duas vezes em quadra, ambas com resultado favorável para os brasileiros.

A Seleção verde e amarela venceu a americana, com o placar de 8 a 3, no Campeonato das Américas de Goalball IBSA 2017, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Em março de 2018, a vitória foi de 7 a 1 na semifinal do Malmö interclup, na Suécia. Nos dois campeonatos, a Seleção Brasileira masculina conquistou o troféu de campeã.

“Depois do jogo no Rio 2016, já tivemos dois jogos contra os Estados Unidos e vencemos, então aquele episódio já foi esquecido, foi usado como aprendizado. Com certeza, é muito importante iniciar o campeonato com uma vitória, mas se ela não vier, o Mundial é um campeonato longo, já que há sete jogos na fase de grupos e isso nos traz uma segurança maior. Nós também temos seis atletas preparados para o Mundial, o que nos dá confiança”, comentou Leomon Moreno jogador da Seleção Brasileira masculina de goalball.

A primeira etapa do Campeonato Mundial de Goalball IBSA 2018 será a fase de grupos, de 3 a 7 de junho, em que os times se enfrentam dentro da própria chave. Os quatro primeiros de cada grupo avançam à fase de quartas de final. A Seleção Brasileira masculina está no grupo B com os Estados Unidos, o Canadá, a Alemanha, o Irã, o Egito, a República Tcheca e o Japão. A Seleção feminina está no grupo D com a China, o Canadá, os Estados Unidos, a Argélia e a Grécia.

Ao todo, 19 países estão participando do torneio, sendo que apenas oito possuem equipes nas duas categorias. Ambos os times brasileiros contam com seis atletas.

Fonte: cpb.org.br

Nenhum comentário: