segunda-feira, 25 de junho de 2018

Jovane Guissone encerra II Copa de Esgrima em CR com quatro medalhas

Daniel Zappe/CPB/MPIX

Imagem

Por CPB

A II Copa Brasil de esgrima em cadeira de rodas encerrou-se neste domingo, 24, no CT Paralímpico, em São Paulo, com as disputas por equipes. O Paraná garantiu o primeiro lugar nas categorias masculina e feminina. O título entre os homens veio com a ajuda do gaúcho Jovane Guissone (ADFP/PR), que terminou a competição com quatro medalhas. Além do ouro por equipes, ainda foi campeão no florete, na espada e vice no sabre.

O medalhista de ouro nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012 se prepara, agora, para a disputa da etapa da Polônia da Copa do Mundo da modalidade, de 5 a 9 de julho, em Varsóvia, ao lado de outros quatro atletas. Jovane é o atual líder do ranking mundial na espada e no florete B e se mantém com 100% de aproveitamento em pódios internacionais na temporada.

Desde o início do ano, participou de outras três Copas. Em fevereiro, conquistou dois bronzes em Eger, na Hungria. O resultado se repetiu em março, em Pisa, na Itália. Em Montreal, no Canadá, em abril, foram uma prata e um bronze, totalizando seis medalhas em competições internacionais até o momento.

“Falta o ouro ainda, mas estou me sentindo muito bem neste ano. Sem lesão, bem preparado. Estou com uma equipe multidisciplinar quem tem me ajudado muito. O objetivo é me manter no topo do ranking”, comentou Jovane.

Além da Copa em Varsóvia, a agenda até o fim do ano conta com o Campeonato Regional das Américas em setembro, no Canadá, o Campeonato Brasileiro em outubro, no CT, em São Paulo, e as Copas do Mundo da Georgia, em novembro e do Japão, em dezembro.

A II Copa Brasil de esgrima em CR ocorreu simultaneamente à 3ª etapa nacional do Circuito Loterias Caixa de halterofilismo. As duas competições reuniram mais de 200 atletas de 13 estados e do DF no CT Paralímpico.

O Circuito
O Circuito Loterias Caixa é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2018, as disputas das fases nacionais foram separadas por modalidade - haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte.

Patrocínios
A esgrima em cadeira de rodas e o halterofilismo têm patrocínio das Loterias Caixa.

Fonte: cpb.org.br

Nenhum comentário: