sábado, 9 de junho de 2018

Seleção brasileira goleia Mali na estreia pela Copa do Mundo em Madri

Foto: Renan Cacioli/CBDV
Seleção brasileira goleia Mali na estreia pela Copa do Mundo em Madri
Legenda: Jogadores do Brasil e o chamador Eduardo Ugioni se abraçam para comemorar um gol contra Mali.

A seleção brasileira de futebol de 5 começou bem sua caminhada em busca do penta. Nesta sexta-feira, goleou Mali por 6 a 1, em Madri, na estreia pela Copa do Mundo da Espanha. Mesmo prejudicada pela forte chuva durante o segundo tempo, a equipe conseguiu impor seu jogo e construiu o placar sem dificuldades. Destaque para o ala Gledson, o Guegueu, autor de três gols - Jefinho, Ricardinho e Tiago Paraná fizeram os demais.

"A gente não conhecia Mali, não tinha visto jogar, mas, com a nossa experiência, não demoramos a fazer um gol e isso nos tranquilizou. Com o passar do tempo, fomos construindo o resultado. Tiramos o primeiro peso das costas", falou Guegueu, referindo-se à ansiedade pela primeira exibição na Copa.

Agora, o time dirigido pelo técnico Fábio Vasconcelos volta a campo neste sábado, às 14h (de Brasília), quando enfrenta outra estreante em Mundiais, a Costa Rica, atualmente a 42ª no ranking da IBSA (a entidade mundial que comanda a modalidade). A partida poderá ser acompanhada ao vivo tanto pelo site oficial do torneio quanto pela página do Facebook do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro). Os links se encontram no fim do texto.

Pensando em mesclar os dez jogadores que tem à disposição, o treinador brasileiro rodou bastante a escalação durante o confronto desta sexta. A formação inicial teve: Luan; Damião, Gledson, Ricardinho e Jefinho. O fixo Cássio não pôde jogar porque estava suspenso - foi expulso na Copa América do ano passado e ainda tinha uma partida de gancho a cumprir.

O time partiu para cima dos africanos, atuais vice-campeões continentais, e aproveitou a fragilidade defensiva do adversário para abrir vantagem ainda no primeiro tempo, que terminou com vitória já por 4 a 0. Na etapa complementar, porém, a chuva veio forte e prejudicou o trabalho das duas seleções, especialmente da brasileira, muito mais técnica. Mesmo assim, Guegueu aproveitou uma cobrança de pênalti e um tiro livre para fechar a conta. O camisa 10 rival, Mamadou Thiam, um dos melhores de Mali, ainda descontou.

Esta é a sétima edição da Copa do Mundo, que conta com o número recorde de 16 participantes. Ao todo, 130 atletas disputarão 44 partidas no Colégio Sagrado Coração de Chamartín, palco do evento, até a final, marcada para o dia 17 de junho.

Além do título, o vencedor em Madri garantirá vaga nos Jogos Paralímpicos de 2020, que será realizado em Tóquio, no Japão. Até hoje, apenas Brasil (1998, 2000, 2010 e 2014) e Argentina (2002 e 2006) já foram campeões.

Rodada
Além do jogo do Brasil, outras quatro partidas movimentaram o segundo dia do Mundial. Pelo Grupo C, no confronto asiático, a China não teve problemas para despachar a Coreia do Sul por 2 a 0. Já em duelo mais disputado pelo Grupo A, Marrocos, atual campeão africano, surpreendeu e bateu a Turquia: 2 a 1. Já no B, considerado o grupo da morte desta edição, a Argentina iniciou sua trajetória vencendo o Irã pelo placar mínimo: 1 a 0. Na melhor partida do dia, a Colômbia mostrou que vem forte na briga pelo título, após ter feito excelente campanha na última Copa América. Saiu perdendo da França, mas conseguiu virar e vencer por 3 a 1.

Neste sábado, mais cinco jogos darão sequência à Copa em Madri. Fora o já citado encontro entre Brasil e Costa Rica, o destaque fica para o clássico sul-americano entre Argentina e Colômbia, a partir das 11h30 (horário de Brasília).

Serviço
Links para transmissão das partidas: site oficial (http://madrid.mundialfutbolciegos.com/directo-streaming/ ) e Facebook do CPB (facebook.com/comiteparalimpico).
 
Confira a galera de fotos na nossa página do Flickr:
 
Veja a tabela completa (os horários são todos de Brasília):

Fonte: cbdv.org.br

Nenhum comentário: