quarta-feira, 27 de junho de 2018

Transporte público e ciclovias são temas de 2ª audiência sobre mobilidade urbana em Carmo do Cajuru

Plano municipal prevê mudanças na estrutura de trânsito, transporte e acessibilidade. Discussão começou em maio.

Por Mariana Gonçalves e Daniela Ayres, G1 Centro-Oeste de Minas

Audiência Pública sobre plano de mobilidade foi realizada em Carmo do Cajuru (Foto: Prefeitura de Carmo do Cajuru/Divulgação)
Audiência Pública sobre plano de mobilidade foi realizada em Carmo do Cajuru (Foto: Prefeitura de Carmo do Cajuru/Divulgação)

A criação de um serviço de transporte público e a estruturação de ciclovias foram os principais assuntos debatidos na noite desta segunda-feira (25) em Carmo do Cajuru. Prefeitura e moradores estiveram reunidos na cidade durante a segunda audiência do Plano de Mobilidade Urbana Municipal.

A elaboração do documento foi instituída em 2012 por uma lei federal e é obrigatória para cidades com mais de 20 mil habitantes. O prazo vence em abril de 2019 e a revisão está prevista para ocorrer a cada 10 anos.

Em Carmo do Cajuru, cidade com população estimada em 122.136 habitantes, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a primeiro audiência ocorreu em maio. A terceira e última reunião sobre o assunto está prevista para julho.

É com base nessas discussões que a administração municipal vai elaborar o projeto a ser votado pela Câmara Municipal, contemplando circulação viária, acessibilidade para pessoas com deficiência e restrição de mobilidade.

Mobilidade urbana foi tema da segunda audiência pública em Carmo do Cajuru nesta segunda-feira (25) (Foto: Prefeitura de Carmo do Cajuru/Divulgação)
Mobilidade urbana foi tema da segunda audiência pública em Carmo do Cajuru nesta segunda-feira (25) (Foto: Prefeitura de Carmo do Cajuru/Divulgação)

De acordo com o prefeito Edson Vilela (PSB), a necessidade de se oferecer transporte público para a população foi uma das demandas colhidas durante os trabalhos.

"Na primeira reunião, mais de 60% das pessoas que participaram da audiência pública pediram transporte público. O que hoje existe na cidade é um aproveitamento do transporte intermunicipal que, quando chega na cidade, vai deixando as pessoas nos bairros. Então precisamos estudar como oferecer esse serviço", disse Vilela.

Outra demanda levantada pelos moradores é a melhoria no trânsito para ciclistas e motociclistas.

"Para se ter uma ideia, em vários levantamentos estatísticos, mais de 50% dos usuários de veículos motorizados em Carmo do Cajuru são motociclistas e também tem muita bicicleta circulando na cidade", observou o prefeito.

Ainda conforme a Prefeitura, um projeto de reestruturação da rede viária de Carmo do Cajuru foi elaborado para atender necessidades como pontos de carga e descarga de veículos e melhoria na sinalização.

Fonte: g1.globo.com

Nenhum comentário: