quinta-feira, 19 de julho de 2018

CPB cria equipe de base para treinar nadadores iniciantes no CT Paralímpico

Marco Antônio Teixeira/MPIX/CPB
Imagem

Por CPB

A coordenação da natação do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) criou há dois meses a equipe de base da modalidade. O objetivo deste grupo é aperfeiçoar tecnicamente nadadores iniciantes, trazendo-os para o centro de referência do esporte. Os treinos acontecem no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h.

Não há restrição de idade para participar da equipe de base de natação, mas é desejável que o atleta tenha conhecimento de ao menos dois estilos de nado: crawl e costas. O objetivo é o aprimoramento técnico para que ele possa ingressar de fato no alto rendimento. Para participar de competições, será necessário afiliar-se a um clube.

“Muita gente estava nos procurando com interesse de treinar aqui no CT, mas nós não conseguíamos atendê-los porque o nível técnico das nossas Seleções é muito avançado para essas pessoas acompanharem. Então, criamos a equipe de base para promover o desenvolvimento técnico de nadadores que estão começando ou ainda não têm preparo para competir”, explicou Leonardo Tomasello, técnico-chefe da natação do CPB.

Ao todo, 14 nadadores integram a equipe atualmente. O mais jovem esportista é Victor Almeida, de apenas 10 anos, que chegou ao CT Paralímpico por meio do Centro de Formação Esportiva, projeto do CPB que promove a iniciação de crianças com deficiência em oito modalidades paralímpicas. O paulistano chamou atenção dos professores e agora faz parte da equipe de base de natação.

Victor nasceu com uma má formação, que gerou o encurtamento da perna direita. Quando tinha apenas três meses, começou a frequentar as piscinas com a mãe. “Para mim, a natação é um modo de se expressar. Cada pessoa tem habilidade para alguma coisa e a minha é a natação. Eu gosto de mostrar para as pessoas que todo mundo é capaz não importa a deficiência”, comentou o estudante do 5º ano do Ensino Fundamental.

Ele treina três dias por semana e, por conta da idade, ainda não está apto a participar das principais competições chanceladas pelo CPB, como as Paralimpíadas Escolares e o Circuito Brasil de natação.

Os interessados em participar da equipe devem entrar em contato pelo e-mail  soraia.cabral@cpb.org.br e agendar uma avaliação ou ir pessoalmente ao CT Paralímpico (Rodovia dos Imigrantes, km 11.5, São Paulo) e procurar treinador Soraia Cabral.

Fonte: cpb.org.br

Nenhum comentário: