sábado, 18 de agosto de 2018

Alunos do Centro de Formação disputam vagas por SP nas Escolares

Leandro Martins
Imagem

Por CPB

Os Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP), que selecionarão 18 estudantes que representarão São Paulo nas disputas de atletismo das Paralimpíadas Escolares 2018, aconteceram no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, de 14 a 17 de agosto. Seis alunos do Centro de Formação Esportiva do Comitê Paralímpico Brasileiro, projeto que oferece iniciação em oito modalidades paralímpicas, participaram desta competição.

André Henrique Rodrigues Ferreira, 15 anos, Daniel dos Santos Batista, 12 anos, Gabriel Antônio Gomes Guimarães, 13 anos, Matheus Camargo, 17 anos, Richard Gabriel de Oliveira, 15 anos, e Victória Larissa Martins, 16 anos, participam do Centro de Formação desde abril e já se destacaram em meio aos outros estudantes do projeto. Os classificados serão divulgados nas próximas semanas.

“Esses são alunos que se destacaram e nos quais a gente reconhece uma possibilidade de se desenvolverem no esporte. Eles também fizeram testes com os profissionais de ciência do esporte e tiveram resultados significativos”, explicou Henrique Gavini de Freitas, professor de atletismo do Centro de Formação Esportiva.

O Centro de Formação Esportiva – Esportes Paralímpicos é um projeto do CPB, que teve início em abril de 2018 e tem como objetivo promover a iniciação de crianças com deficiência em oito modalidades paralímpicas. Podem participar deste projeto crianças com deficiência física, visual ou intelectual, de 10 a 17 anos, residentes na cidade de São Paulo ou municípios vizinhos e que estejam matriculadas em rede de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail formacaoesportivaparalimpica@cpb.org.br, contendo idade, tipo de deficiência e a cidade de residência ou pessoalmente no CT Paralímpico (Rodovia dos Imigrantes, km 11.5, São Paulo), com o departamento de Coordenação de Esporte Escolar.

As Paralimpíadas Escolares

As Paralimpíadas Escolares reúnem crianças e jovens com deficiência de 12 a 18 anos. A edição de 2018 prevê disputas em 11 modalidades: atletismo, bocha, basquete em cadeira de rodas (formato 3x3), futebol de 5 (para cegos), futebol de 7 (para paralisados cerebrais), goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. No entanto, é preciso que três unidades federativas tenham atletas competindo na modalidade para que ela seja confirmada no programa.

A 12ª edição das Paralimpíadas Escolares está marcada para 20 a 23 de novembro de 2018, no CT Paralímpico, em São Paulo. Na última edição, mais de 900 estudantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal participaram da competição. Na ocasião, o anfitrião São Paulo conquistou o hexacampeonato, tornando-se o primeiro estado a vencer três vezes seguidas (2015, 2016 e 2017).

Os Jogos Escolares do Estado de São Paulo

Os JEESP são organizados pelas secretarias da Educação, dos Direitos da Pessoa com Deficiência, de Esporte, Lazer e Juventude e do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

As seletivas para as outras modalidades também ocorrerão no CT Paralímpico. Confira a programação:

2 a 4 - de setembro seletivas de goalball, judô, tênis de mesa e vôlei sentado
4 a 6 - de setembro seletivas de basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de 5 e futebol de 7,
10 a 12 - de setembro seletivas de natação e tênis de cadeira de rodas

Fonte: cpb.org.br

Nenhum comentário: