sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Primeiro Campeonato Brasileiro de Atletismo começa nesta sexta, 28, em SP

Daniel Zappe/CPB/MPIX
Imagem

Por CPB

A temporada 2018 do atletismo paralímpico nacional reservou para este final de semana, a primeira edição do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa da modalidade. Serão 522 atletas inscritos de 23 Estados e do Distrito Federal na pista e no campo do CT Paralímpico, em São Paulo.

O evento será realizado durante três dias, a partir das 8h da manhã desta sexta-feira, 28, até a manhã do domingo, 30, um dia a mais em relação às duas etapas nacionais já realizadas neste ano. Outra novidade na competição é o critério de participação: apenas os oito melhores atletas em cada classe puderam se inscrever, uma oportunidade extra para melhorar suas marcas nacionais e aumentar as chances de convocação para as competições internacionais no próximo ano. Os resultados da competição já serão usados como base para a preparação dos Jogos Parapan-Americanos de Lima, em agosto, e do Mundial de Atletismo em Dubai, em novembro, de 2019.

“Conversamos com os treinadores para trazer um novo formato, para ajudar a manter a competitividade do calendário e colaborar para os atletas melhorarem suas marcas ou ajudar os que não conseguiram o índice mínimo para competições nacionais durante o ano. Fora isso, será a primeira vez que os atletas poderão conquistar título de campeão brasileiro de sua classe, o que acaba aumentando o nível de competitividade”, comenta Ricardo Melo, coordenador da modalidade no Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

“Nomes de peso” do atletismo nacional estarão presentes no campeonato, como o paraibano Petrúcio Ferreira, ouro nos 100m na classe T47 (amputados de membros superiores) dos Jogos Rio 2016, o alagoano Yohansson do Nascimento, campeão paralímpico nos 200m em Londres 2012, e o paraense Alan Fonteles, também campeão em 2012.

“Vai ser um campeonato muito grande. Vem grandes atletas de todas as modalidades e lugares do Brasil para conquistar esse título brasileiro”, comenta Yohansson.

O Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e terá transmissão ao vivo pelos canais Sportv no sábado, a partir das 10h30. Esta é a terceira e última etapa do ano (sendo as duas anteriores conhecidas como Circuito Loterias Caixa de Atletismo), e o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo e irá, além de declarar os campeões brasileiros de suas classes, premiar atletas, treinadores e clubes com valores que variam entre quinze e mil reais.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Campeonato Brasileiro de Atletismo não precisam de credenciamento prévio. Bastará dirigir-se à sala de imprensa para identificação.

Patrocínios
O campeonato brasileiro de atletismo tem patrocínio das Loterias Caixa.
A Braskem é patrocinadora do paratletismo brasileiro.

Serviço
Data: 28 a 30 de setembro
Cidade: São Paulo (SP)

Local: CT Paralímpico Brasileiro, em São Paulo - Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 (ao lado do São Paulo Expo)

Programação*
Campeonato Brasileiro de Atletismo
Sexta-Feira (28/9) - 8h às 12h e 14h às 18h
Sábado (29/9) - 8h às 12h e 14h às 18h
Domingo (19/8) - 8h às 12h
*Programação sujeita a alterações

Fonte: cpb.org.br


Nenhum comentário: