quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Taxi acessível pelo mundo. Locomoção sem barreiras.

Taxi acessível pelo mundo. Locomoção sem barreiras.

por Ricardo Shimosakai

Existem taxis com plataformas elevatórias e com rampas. No Brasil, praticamente somente as grandes cidades possuem taxis acessíveis, mas no exterior é possível encontrar em maior quantidade. O cálculo da tarifa é feito tendo base a quilometragem percorrida e o tempo gasto na viagem. É possível ter uma idéia do preço cobrado através do cálculo feito em aplicativos como o tarifadetaxi

Alguns usuários de cadeira de rodas não necessitam exatamente de um taxi acessível, pois tem facilidade para entrar no carro sozinho, e sua cadeira de rodas é fácil para dobrar ou desmontar, e guardada no porta-malas ou no banco traseiro do carro.

Há vários taxis que utilizam GNV (gás natural veicular) como combustível, onde tanques são instalados, muitas vezes no porta-malas, diminuído o seu espaço. Assim, muitos taxistas acreditam que não conseguem levar um passageiro em cadeira de rodas, por causa do espaço reduzido no porta-mala. Mas isso é falta de informação e prática, pois a maioria das cadeiras de rodas, principalmente as manuais, cabem em qualquer modelo de carro.

Muitas vezes eu oriento em como desmontar e colocar minha cadeira de rodas, e se por algum motivo não couber no porta-malas, ainda é possível colocar no banco traseiro, sem danificar ou sujar o estofamento do banco.

Basicamente, há dois tipos de acessibilidade para os automóveis que trabalham como taxi. O mais antigo é uma plataforma, onde a cadeira de rodas é levantada até o nível do carro. Taxis com esse tipo de equipamento por enquanto só são encontrados no Fiat Doblô. A outra adaptação é uma rampa, onde a cadeira de rodas entra por essa rampa colocada na parte traseira dos veículos, que por enquanto são encontrados em Chevrolet Spin.

Na polêmica disputa entre taxi e Uber, a segunda opção, por enquanto, só possui veículos acessíveis no exterior. Veja mais sobre isso em Serviços extras que Uber e empresas afins prestam pelo mundo
Abaixo, alguns links de empresas que trabalham com táxi acessível:


São Paulo

Rio de Janeiro

Santos

Teresina

Belo Horizonte

Fortaleza

Porto Alegre

Recife



Londres, Inglaterra

Nova York, Estados Unidos

Lisboa, Portugal

Paris, França

Tokyo, Japão

Barcelona, Espanha

Sydney, Australia

Toronto, Canada

Amsterdã, Holanda

Melbourne



Nenhum comentário: