segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Eleição na região tem urnas trocadas, eleitor cadeirante carregado e celular apreendido

Cerca de 1,4 milhão de eleitores estavam aptos a votar nas 42 cidades da região central.

Por G1 São Carlos e Araraquara

Eleições em São Carlos, Araraquara e Rio Claro — Foto: Samuel Pancher/G1, Thayná Cunha/G1 e Maurício Duch/G1
Eleições em São Carlos, Araraquara e Rio Claro — Foto: Samuel Pancher/G1, Thayná Cunha/G1 e Maurício Duch/G1

Neste domingo, 1.394.222 eleitores estavam aptos a votar em 2º turno para governador e presidente. Os eleitores de Araras e Rincão (SP) também escolheram os novos prefeitos que irá ficar a frente desses municípios até o final de 2020.

A votação correu tranquila na maioria das seções eleitorais e poucos incidentes foram registrados. A maior movimentação foi no período da manhã, mesmo assim, os eleitores demoravam poucos segundos para registrar o voto.

Em Araraquara (SP), três eleitores que estavam em cadeira de rodas precisaram ser carregados até as suas seções eleitorais que ficavam em andares superiores. Segundo o Cartório Eleitoral da 385ª Zona Eleitoral, eles não registraram pedido no Cartório Eleitoral para votarem em uma seção com acessibilidade a cadeira de rodas.

Eleitora cadeirante precisa ser carregada em escola de Araraquara — Foto: Thayná Cunha/G1
Eleitora cadeirante precisa ser carregada em escola de Araraquara — Foto: Thayná Cunha/G1

Em Ibaté (SP), um eleitor teve o celular apreendido pelo presidente de uma seção eleitoral na EMEF Antonio Deval, em Ibaté (SP), após tirar fotos da urna e do seu voto. O mesário registrou a ocorrência na ata e o eleitor deverá prestar esclarecimentos à Justiça Eleitoral.

Em Divinolândia (SP), fiscais identificaram uma pessoa entregando santinhos nas proximidades da Escola Estadual Vicente Nasser, mas ninguém foi detido.

Em São Carlos (SP), um eleitor reclamou que não conseguiu votar para governador na Escola Estadual João Jorge Marmorato. A reclamação foi registrada, mas não foi constatado problema com a urna.

Votação para prefeito

Os eleitores de Araras e Rincão votaram também para prefeito. Araras, 4º maior colégio eleitoral da região, com 97.387 eleitores escolheu entre três candidatos.

Em Rincão,com apenas 7.828 eleitores, quatro candidatos disputaram a preferência da população.

O voto para prefeito era o último a ser digitado, depois de governador e presidente.

Urnas eletrônicas são levadas para apuração em Araraquara — Foto: Thayná Cunha/G1
Urnas eletrônicas são levadas para apuração em Araraquara — Foto: Thayná Cunha/G1

Ao menos 24 urnas eletrônicas apresentaram problemas e 22 foram substituídas, na manhã deste domingo, durante a votação do 2º turno em 17 cidades da região.

Alguns equipamentos foram trocados e outros passaram manutenção na seção. A votação seguiu normalmente.

No fechamento, uma das urnas no CAIC, em São Carlos, teve problemas de impressão da fita. O equipamento foi levado para o cartório por uma viatura da PM e o problema não afetou a contagem dos votos.

Exercício de cidadania

A aposentada Lúcia Helena Werneck, de 86 anos faz questão de votar neste domingo.  — Foto: Maurício Duch/G1
A aposentada Lúcia Helena Werneck, de 86 anos faz questão de votar neste domingo. — Foto: Maurício Duch/G1

Aos 86 anos, a aposentada Lúcia Helena Werneck faz questão de votar em São Carlos (SP). Segundo a filha, Regina Werneck, o pai já foi candidato a vereador na cidade e a mãe o ajudava na campanha. "Ela sempre gostou de política", disse.

Fonte: g1.globo.com

Nenhum comentário: