segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Menina de 4 anos com malformação realiza sonho de andar pela 1ª vez e calçar sapatos vermelhos - Veja o vídeo

Maria Larryane viajou 3 mil quilômetros com a mãe para fazer cirurgia no pé esquerdo em Rio Preto (SP). Sensibilizados com o caso, médicos deram presente tão esperado pela paciente.

Por Gridânia Brait e Mônica Sá, TV TEM

Reprodução/TV TEM
Menina de 4 anos com malformação realiza sonho de andar pela 1ª vez e calçar sapatos vermelhos

Andar sem precisar se equilibrar em um pé só e calçar um par de sapatos vermelhos eram os sonhos da pequena Maria Larryane, de 4 anos. A menina nasceu com uma malformação congênita no pé esquerdo e nunca conseguiu andar direito.

Clique AQUI para ver o vídeo.

Desde o nascimento da filha, Joedna Siqueira de Lima lutou para que ela fizesse uma cirurgia que poderia oferecer melhor qualidade de vida. Para isso, percorreu vários hospitais em Pernambuco, estado que viviam, mas sempre voltou para com o coração angustiado.

"Da cidade onde a gente morava até a que tinha tratamento eram seis horas de viagem, até Recife. Íamos ao hospital, e aí esperava abrir, quando abria falavam que o médico não ia atender", conta Joedna.

Joedna então decidiu abandonar a família e a casa onde moravam para viajar 3 mil quilômetros até o Hospital da Criança de São José do Rio Preto (SP) em busca de esperança.

Menina nasceu com má formação congênita no pé esquerdo e precisou passar por cirurgia em Rio Preto (SP) — Foto: Reprodução/TV TEM
Menina nasceu com má formação congênita no pé esquerdo e precisou passar por cirurgia em Rio Preto (SP) — Foto: Reprodução/TV TEM

“Me garantiram que no interior de São Paulo tinha o tratamento. No começo do ano passado eu vim, em fevereiro, e com 15 dias que mudei consegui uma consulta no Hospital de Base”, lembra a mãe.

A tão esperada cirurgia para correção do pé foi realizada há cerca de dois meses. Joedna conta que o maior sonho é levar a filha até uma loja de sapatos e deixá-la escolher o que quiser. "Ela sempre fala que quer calçar sandália de dois pezinhos."

Questionada sobre o que quer comprar na loja de calçados, Maria Larryane não titubeia na resposta: sapato vermelho, cor preferida dela.

Menina de 4 anos foi rpesenteada com par de sapatos vermelho após tratamento no pé — Foto: Reprodução/TV TEM
Menina de 4 anos foi rpesenteada com par de sapatos vermelho após tratamento no pé — Foto: Reprodução/TV TEM

Após retirar o gesso coloca na cirurgia, a pequena foi até Rio Preto para ser avaliada pelos médicos. Na sala de ortopedia, a ansiedade tomava conta de mãe e filha. E os médicos se envolveram tanto com a história da menina que resolveram

Os médicos se sensibilizaram com a história da família e decidiram presentar a menina com o tão sonhado sapato vermelho. A alegria da Maria Larryane em colocar os dois pés no chão pela primeira vez na vida, ambos com calçados, contagiou toda a equipe.

Maria e Joedna vivem longe da família para realizar sonho de corrigir malformação no pé da menina em Rio Preto — Foto: Reprodução/TV TEM
Maria e Joedna vivem longe da família para realizar sonho de corrigir malformação no pé da menina em Rio Preto — Foto: Reprodução/TV TEM

“Infelizmente, por conta das dificuldades da região [onde moravam], ela demorou para chegar ao tratamento. Depois de muita luta, vieram todas as semanas, não faltavam nenhuma vez, pegavam o ônibus cedo e iam embora tarde, e isso sensibilizou nossa equipe, precisávamos fazer algo por ela”, conta o ortopedista infantil Alceu Chueire Filho.

A recuperação ainda é longa. “Agora é fisioterapia, reabilitação e ela tem que acostumar a pisar de novo e fazer bastante exercício”, explica o ortopedista infantil Guaracy Carvalho Filho.

Para a mãe, que lutou tanto para ver a filha andar normalmente, este é o início de uma nova fase de esperança.

“Eu achava que ela não poderia calçar um sapato, mas agora a gente está bastante feliz. Eles [os médicos] foram anjos que entraram na vida da gente”, diz Joedna.

Menina realizou uo sonho de colocar os dois pés no chão calçando sapato vermelho após tratamento em Rio Preto (SP) — Foto: Reprodução/TV TEM
Menina realizou uo sonho de colocar os dois pés no chão calçando sapato vermelho após tratamento em Rio Preto (SP) — Foto: Reprodução/TV TEM

Fonte: g1.globo.com

Nenhum comentário: