terça-feira, 16 de outubro de 2018

Ymanitu Silva fatura quarto título da Semana Guga Kuerten de tênis em CR

Imagem

Por CPB

Ymanitu Silva faturou neste domingo, 14, o tetracampeonato do Torneio Profissional de Tênis em Cadeira de Rodas da Semana Guga Kuerten. O número 1 do Brasil conquistou o título da categoria Quad nas quadras do Jurerê Sports Center (Jusc), no bairro de Jurerê Internacional, em Florianópolis.

Oitavo no ranking mundial, Ymanitu superou a japonesa Mika Ishikawa na final da manhã nublada de domingo. Ele venceu em dois sets, parciais de 6/4 e 6/2, para erguer o quarto troféu de simples na Semana Guga Kuerten. No sábado, já havia conquistado o título duplas, ao lado de Ishikawa.

O vento, que por vezes soprou forte, complicou a estratégia inicial de jogo do campeão. “Até acostumar com o lado certo (do vento), demorou um pouco. Tenho dificuldade de jogar quando tem muito vento. Aos poucos, consegui me soltar e colocar em prática o que estava treinando durante a semana”, destacou o catarinense, natural da cidade de Tijucas.

Já o segundo set, em que fechou o jogo, foi mais tranquilo: “Meu saque, minha principal arma, junto com o forehand, começaram a entrar. Joguei mais solto.” Agora, Ymanitu entra na reta final do calendário mundial, com destaque para a participação no Master de Duplas, ao lado de Ishikawa, na Holanda. “O título dá confiança e otimismo para os próximos desafios. Essa semana foi uma ótima oportunidade para dar ênfase na preparação para as próximas etapas para encerrar o ano”, garantiu.

Espanhol ergue o troféu masculino
O espanhol Daniel Caverzaschi conquistou o título da principal categoria do torneio de Tênis em Cadeira de Rodas. Para erguer o troféu em sua primeira participação na Semana Guga Kuerten, o 16º do ranking ITF bateu o chileno Alexander Cataldo, em 6/1 e 6/4.

Depois de protagonizar “final antecipada” no sábado, quando superou na semifinal o xará Daniel Rodrigues, principal tenista nacional, em três sets, Caverzaschi vibrou muito com o momento de superação.

“Na verdade, ontem (sábado) disputei um jogo muito duro, desgastante, e sabia que, hoje, a decisão também seria muito difícil. Fiz um grande esforço, com concentração alta, sem pensar na vitória, pensando em cada ponto”, definiu.

“Estou muito feliz, porque, depois de uma semifinal desgastante, quando venci o número 1 do Brasil, consegui manter a concentração e o alto nível, para fazer um jogo sério e conquistar o título” completou o tenista madrilenho, que tem como objetivo para o próximo ano entrar no seleto grupo dos Top 10 da ITF.

No sábado, Caverzaschi ergueu o troféu de duplas. O tenista espanhol conquistou o título em parceria com o japonês Yoshinobo Fujimoto.

Colombiana Bernal conquista o título feminino
No confronto das principais favoritas, a colombiana Angelica Bernal derrotou a alemã Katharina Kruger na decisão. Para erguer o troféu, a segunda favorita da 8ª Copa Guga Kuerten em Cadeira de Rodas soube administrar o jogo e vencer Kruger, cabeça-de-chave número 1, em 6/2 e 7/5.

Como consolo para a tenista alemã, coube a conquista do título em duplas no sábado, ao lado da brasileira Meirycoll Duval.

Emoção na entrega da premiação
Gustavo Kuerten abriu a solenidade de encerramento da 8ª Copa Guga Kuerten em Cadeira de Rodas com homenagem ao coordenador de quadristas (responsável pela manutenção e cuidado das quadras), Geovane Martins, que trabalhou em todas as edições da Semana Guga Kuerten e morreu esse ano.

Logo após a distribuição de troféus aos campeões, o tricampeão de Roland Garros também homenageou, em parceria com a vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Maria Naise Pedrosa, o precursor do tênis em cadeira de rodas no Brasil, José Carlos Moraes.

“Esse cara (José Carlos Moraes) colocou a cadeira de rodas dentro de quadra, é um sonhador, um idealista. Sem ele não estaríamos aqui hoje”, destacou Guga, durante homenagem ao atleta que trouxe a modalidade para o país, em 1985.

OS CAMPEÕES

Masculino
1º - Daniel Caverzaschi (ESP)
2º - Alexander Cataldo (CHI)

Feminino
1º - Maria Angelica Bernal (COL)
2º - Katharina Kruger (ALE)

Quad
1º - Ymanitu Silva (BRA)
2º - Mika Ishikawa (JÁ)

Júnior
1º - Luigy Nieves (COL)
2º - Jocélio Torquato (BRA)

Duplas masculino
1º - Daniel Caverzaschi (ESP) e Yashinobu Fujimoto (JAP)
2º - Daniel Rodrigues (BRA) e Agustin Ledesma (ARG)

Duplas feminino
1º - Katharina Kruger (ALE) e Meirycoll Duval (BRA)
2º - Maria Florencia (ARG) e Maria Angelica Bernal (COL)

Duplas quad
1º - Ymanitu Silva (BRA) e Mika Ishikawa (JAP)
2º - Augusto Fernandes (BRA) e Julio Rueda (GUA)

Fonte: cpb.org.br

Nenhum comentário: