quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Semana da pessoa com deficiência intelectual e múltipla é aprovada por vereadores de Rio Branco

Projeto de lei foi aprovado na Câmara por unanimidade e agora aguarda sanção da prefeita Socorro Neri.

Por Iryá Rodrigues, G1 AC — Rio Branco

Semana da pessoa com deficiência intelectual e múltipla é aprovada por vereadores de Rio Branco — Foto: Divulgação
Semana da pessoa com deficiência intelectual e múltipla é aprovada por vereadores de Rio Branco — Foto: Divulgação

Os vereadores da Câmara Municipal de Rio Branco aprovaram, por unanimidade, um projeto de lei que institui a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla na capital acreana. De acordo com o texto, a data será comemorada anualmente no período de 21 a 28 de agosto.

O projeto de lei aguarda a sanção pela prefeita Socorro Neri. Segundo a autora do projeto, a vereadora Lene Petecão (PSD), o objetivo é promover uma semana de programação com atividades voltadas para a conscientização da sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

“É um projeto bacana, de um alcance social tremendo. Já existe uma lei federal, em visita à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), em Rio Branco, que estava na semana de atividades, pensei em apresentar um anteprojeto para a gente também ter essa semana de conscientização. Levamos para a Câmara e foi aprovado por unanimidade, graças a Deus”, disse Lene.

A vereadora ressaltou que a iniciativa também busca combater o preconceito e a discriminação contra as pessoas com deficiência. A ideia é chamar atenção para as reais necessidades dessas pessoas.

A proposta garante que a organização e a programação da semana deve ficar a cargo das Secretarias Municipais de Assistência Social e Cidadania, de Educação e Saúde, envolvendo e apoiando nas atividades da Apae.

Fonte: g1.globo.com

Nenhum comentário: