sábado, 23 de fevereiro de 2019

Alunos do Centro de Formação disputam a Regional SP do Circuito Loterias Caixa

Leandro Martins/CPB/MPIX
Imagem

Por CPB

Doze alunos do Centro de Formação em esportes paralímpicos, projeto de iniciação do Comitê Paralímpico Brasileiro, estão entre os 778 competidores inscritos na etapa regional São Paulo do Circuito Brasil Loterias Caixa de Atletismo e Natação. Serão 492 atletas no campo e na pista de atletismo e outros 286 na piscina do Centro de Treinamento Paralímpico, na capital paulista. A competição, que abre o calendário nacional das modalidades, será neste sábado, 23, e no domingo, 24.

As fases regionais do Circuito Brasil Loterias Caixa são a oportunidade para os atletas alcançarem os índices estabelecidos pelos departamentos técnicos do CPB, que servem como critério para participar das etapas nacionais, cujas marcas registradas valem para o ranking nacional das modalidades. As competições e os rankings são ferramentas para as coordenações técnicas de atletismo e natação convocarem as Seleções Brasileiras.

A regional São Paulo será a primeira competição adulta de muitos desses alunos do Centro de Formação, que têm entre 13 e 17 anos, e disputarão o atletismo. Morador de Osasco, na Grande São Paulo, Gabriel Gomes, 13 anos, tem baixa visão devido a um retinoblastoma bilateral. Ele disputará as provas de 100m, 200m e 400m pela classe T12. Já Marcelly Pedroso, 16 anos, da capital, tem paralisia cerebral e fará as provas de 100m e 200m pela classe T37.

Lançado em 2018, o Centro de Formação em esportes paralímpicos proporciona a jovens com deficiência física, visual ou intelectual a iniciação em esportes adaptados. Cada criança pode passar até três meses em cada modalidade, para que experimente todos os esportes. Simultaneamente, os profissionais do CPB avaliam os alunos para identificar potenciais talentos. Em seu primeiro ano, o projeto indicou 18 jovens para as equipes de base das modalidades que oferece: atletismo, bocha, futebol de 5, goalball, judô, natação, tênis de mesa e vôlei sentado.

”Esses jovens representam o sucesso de toda a nossa equipe. O projeto é recente e ter a participação de alunos no Circuito Brasil Loterias Caixa, que é uma competição de alto nível, foi uma surpresa muito boa. O mais importante é eles estarem comprometidos com o esporte, pois esses são os primeiros passos para representarem o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris, em 2024“, afirmou Ramon Pereira, coordenador do departamento de Desporto Escolar do CPB.

São Paulo será a primeira parada das fases regionais do Circuito Loterias Caixa na temporada. Em março, serão realizadas as fases Norte-Nordeste, em João Pessoa (PB), do dia 15 a 17, e Centro-Leste, nos dias 30 e 31, em Uberlândia (MG). Curitiba (PR) receberá a última fase, Rio-Sul, de 12 a 14 de abril.

Em seguida, estão programadas duas etapas nacionais separadas para cada modalidade, atletismo e natação. A terceira fase nacional receberá a denominação de Campeonato Brasileiro, em setembro e outubro, reunindo os melhores atletas do ano. As três competições serão realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a etapa regional São Paulo do Circuito Brasil Loterias Caixa de Atletismo e Natação não precisam de credenciamento prévio. Bastará dirigirem-se à sala de imprensa do Centro de Treinamento Paralímpico para identificação.

O Circuito
O Circuito Brasil Loterias Caixa é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2019, as disputas das fases nacionais serão separadas por modalidade - haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte.

Patrocínios
O paratletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem.
A natação tem patrocínio das Loterias Caixa.

Serviço
Data: 23 e 24 de fevereiro
Cidade: São Paulo (SP)
Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro - Rodovia dos Imigrantes, Km 11,5 - ao lado do São Paulo Expo

Programação*
Circuito Brasil Loterias Caixa de Atletismo e Natação - Etapa Regional São Paulo
Sábado (23/2) - 8h às 12h e 14h às 18h
Domingo (24/2) - 8h às 12h
*Sujeita a alterações

Nenhum comentário: