quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

CPB abre escolinhas para crianças e adolescentes com deficiência em São Paulo

Leandro Martins/MPIX/CPB
Imagem

Por CPB

O Comitê Paralímpico Brasileiro iniciou nesta semana a temporada 2019 do Centro de Formação em esportes paralímpicos, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O projeto proporciona a crianças com deficiência, com idade entre 10 e 17 anos, a iniciação esportiva em oito modalidades paralímpicas. As aulas começaram na segunda-feira, 4, em São Paulo, apenas para jovens em idade escolar da cidade de São Paulo e de municípios vizinhos.

O projeto foi criado e é totalmente financiado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Lançado em 2018, o Centro de Formação em esportes paralímpicos tem 500 vagas, das quais 170 ainda não foram preenchidas. O intuito é promover a iniciação esportiva ao jovem com deficiência. As aulas ocorrem em sistema de rotação, no qual cada criança pode passar até três meses em cada modalidade, para que experimente todos os esportes, quais sejam: atletismo, bocha, futebol de 5, goalball, judô, natação, tênis de mesa e vôlei sentado.

“O Centro de Formação é mais uma ferramenta para descobrirmos talentos, que podem representar o Brasil no futuro. Mas nosso objetivo também é mudar percepção em relação às pessoas com deficiência, que são vistas como incapazes. Cada estudante que atendemos é uma família com a consciência da eficiência dele. Nós temos mais 170 vagas e a meta é dar oportunidade para o maior número de crianças”, disse Ramon Pereira, coordenador de Esporte Escolar no Comitê Paralímpico Brasileiro.

Além de quatro turmas regulares no período da tarde, duas com aulas às segundas e quartas-feiras e duas às terças e quintas-feiras, o Centro de Formação tem uma turma às sextas-feiras composta pelos alunos que os professores identificam como potenciais atletas e são elegíveis para a modalidade. Podem participar deste projeto crianças com deficiência física, visual ou intelectual, de 10 a 17 anos, residentes na cidade de São Paulo ou municípios vizinhos e que estejam matriculadas em rede de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

O CPB fornece aos frequentadores do Centro de Formação transporte, alimentação e uniforme gratuitamente. São utilizados por dia cinco vans convencionais, duas adaptadas, um micro-ônibus adaptado e um convencional para buscar e levar os alunos, após a aula, a 12 pontos de encontro, que abrangem seis municípios do Estado de São Paulo. Após as atividades esportivas, os estudantes recebem um kit com lanche, fruta e suco, que é preparado sob supervisão dos nutricionistas do CPB. Ao todo, 20 educadores entre estagiários e professores especializados em esporte para pessoa com deficiência trabalham diretamente com as crianças.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail formacaoesportivaparalimpica@cpb.org.br, contendo a  ficha de inscrição ou pessoalmente no CT Paralímpico (Rodovia dos Imigrantes, km 11.5, São Paulo), com o departamento de Coordenação de Esporte Escolar.

Nenhum comentário: