segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Hyundai cria tecnologia para motoristas surdos - Veja o vídeo.

Hyundai cria tecnologia para motoristas surdos

por Ricardo Shimosakai

A Hyundai seguiu algumas ideias tecnológicas inovadoras no Consumer Electronics Show em Las Vegas, revelando uma tecnologia fascinante para ajudar  motoristas com problemas auditivos.

O sistema usa Conversão de Áudio-Visual (AVC) e Conversão de Áudio-Tátil (ATC), para ajudar os condutores com deficiência auditiva, baseando-se no seu sentido de visão de toque.

O sistema AVC pega e diferencia entre vários sons de fora do veículo, como buzinas e sirenes de veículos de emergência. Ele os comunica com o motorista usando pictogramas no display (HUD) que mostram o que está fazendo o som.

O ATC transfere os mesmos dados sonoros em vibrações através do volante, notificando o condutor de informações sobre ambientes externos, como a distância dos obstáculos.

O volante também possui LEDs multicoloridos que fornecem informações de navegação em vez de instruções audíveis.

Hyundai demonstrou a tecnologia no vídeo acima chamado ‘Quiet Taxi’, que aspira a dar esperança aos condutores com deficiência auditiva.

O clipe curto apresenta o primeiro motorista de táxi com deficiência auditiva de Seul, Daeho Lee, que teve que confiar principalmente em sua visão que, além das limitações óbvias, também causa fadiga devido à concentração adicional necessária.

Nenhum comentário: