domingo, 24 de fevereiro de 2019

Nadador de 13 anos fatura sua 1ª medalha no Circuito Loterias Caixa, em São Paulo

Daniel Zappe/CPB/MPIX
Imagem

Por CPB

O nadador Samuel de Oliveira, 13, da classe S5, disputou sua primeira competição adulta na Fase Regional São Paulo do Circuito Brasil Loterias Caixa 2019. Na manhã deste sábado, 23, ele nadou os 50m costas e conquistou o índice mínimo para as fases nacionais do Circuito, a partir de maio, com o tempo de 49s79.

Ele é um dos 778 atletas que participam do evento que abre o calendário do Circuito Loterias Caixa, neste fim de semana, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. As disputam seguem até a manhã deste domingo, 24.

Samuel foi um dos nadadores convocados para o Camping Escolar Paralímpico 2019, projeto do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) que proporciona aos atletas que se destacaram nas Paralímpiadas Escolares a vivência de períodos de treinos em alto rendimento, que aconteceu também no CT Paralímpico, no fim de janeiro. Nesta etapa regional ele representa o clube AACD e na tarde deste sábado, faturou o ouro nos 50m borboleta com o tempo de 47s44 e terminou em sexto lugar nos 50m livre. Neste domingo, 24, ele ainda nadará os 100m livre e 100m peito.

"Depois do Camping, fui chamado para integrar a equipe de base do Centro de Referência aqui do CT Paralímpico e isso me fez melhorar muito. Essa é a minha primeira competição entre os adultos, estava bem ansioso, quase não dormi de ontem [sexta-feira] para hoje [sábado], mas estou muito feliz pelo resultado", disse o nadador de 13 anos, natural de Taboão da Serra, São Paulo.

A prova foi vencida por Ronystony da Silva (LCN), 39, que participou dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, com o tempo de 48s97. Thalles Roberto Oliveira (Instituto Athlon) completou o pódio com a marca de 53s87.

Aos nove anos, Samuel foi submetido à amputação dos dois braços após levar uma descarga elétrica de 13 mil volts quando tentava tirar uma pipa de uma árvore com uma barra de ferro e ter encostado nos fios de alta tensão de um poste que estavam próximos.

Já no atletismo, Gabriel Gomes, também de 13 anos, faturou sua primeira medalha em uma competição adulta. O paulista de Osasco correu os 100m em 13s95, o que lhe rendeu o bronze pela classe T12. Na tarde deste sábado, 23, ele retornou ao pódio para receber a prata por percorrer os 400m em 1min06s52. O atleta, que tem baixa visão, começou a praticar esporte, em 2018, por meio do Centro de Formação em esportes paralímpicos do CPB. "Estou muito feliz, porque todo o meu trabalho valeu a pena“, disse o corredor enquanto admirava sua medalha.

As disputas seguem na pista e piscina do CT Paralímpico na tarde deste sábado, 23, e domingo, 24, pela manhã. São Paulo é a primeira parada das fases regionais do Circuito Loterias Caixa na temporada. Em março, serão realizadas as fases Norte-Nordeste, em João Pessoa (PB), do dia 15 a 17, e Centro-Leste, nos dias 30 e 31, em Uberlândia (MG). Curitiba (PR) receberá a última fase, Rio-Sul, de 12 a 14 de abril.

Em seguida, estão programadas duas etapas nacionais separadas para cada modalidade, atletismo e natação. A terceira fase nacional receberá a denominação de Campeonato Brasileiro, em setembro e outubro, reunindo os melhores atletas do ano. As três competições serão realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a etapa regional São Paulo do Circuito Brasil Loterias Caixa de Atletismo e Natação não precisam de credenciamento prévio. Bastará dirigirem-se à sala de imprensa do Centro de Treinamento Paralímpico para identificação.

O Circuito
O Circuito Brasil Loterias Caixa é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2019, as disputas das fases nacionais serão separadas por modalidade - haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte.

Patrocínios
O paratletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem.
A natação tem patrocínio das Loterias Caixa.

Serviço
Data: 23 e 24 de fevereiro
Cidade: São Paulo (SP)
Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro - Rodovia dos Imigrantes, Km 11,5 - ao lado do São Paulo Expo

Programação*
Circuito Brasil Loterias Caixa de Atletismo e Natação - Etapa Regional São Paulo
Sábado (23/2) - 14h às 18h
Domingo (24/2) - 8h às 12h
*Sujeita a alterações

Nenhum comentário: