terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Sinalização visual em portas e paredes de vidro - Vejam o vídeo

É comum ouvir relatos de pessoas que toparam com portas de vidro por aí, seja em estabelecimentos comerciais ou em residências. É uma situação embaraçosa e muitas vezes engraçada (para quem assiste!), mas que pode causar lesões e até mesmo quedas.

Maria Alice Furrer

Megahitz News

Portas e paredes de vidro são esteticamente lindas, mas ao mesmo tempo perigosas se não forem devidamente sinalizadas.

De acordo com a NBR 9050/2015, portas e paredes envidraçadas, localizadas nas áreas de circulação, devem ser claramente identificadas com sinalização visual de forma contínua, para permitir a fácil identificação visual dessa barreira física. Para isso, também devem ser consideradas as diferentes condições de iluminação de ambos os lados das paredes ou portas de vidro.


O site Acessibilidade na Prática mostra a importância da sinalização visual em portas e paredes de vidro. Elas podem ser perigosas e traiçoeiras para qualquer pessoa, mas enganam ainda mais pessoas com baixa visão e devem estar em altura visível para cadeirantes e pessoas de baixa estatura.



Características da sinalização visual nas portas e paredes de vidro:

a) a sinalização deve ser contínua, composta por uma faixa com no mínimo 5 cm de espessura, instalada a uma altura entre 0,90 m e 1,00 m em relação ao piso acabado. Esta faixa pode ser substituída por uma composição de elementos gráficos instalados de forma contínua, cobrindo no mínimo a superfície entre 0,90 m e 1,00 m em relação ao piso;

b) nas portas das paredes envidraçadas que façam parte de rotas acessíveis, deve haver faixa de sinalização visual emoldurando-as, com dimensão mínima de 5 cm de largura ou outra forma de evidenciar o local de passagem;

c) recomenda-se que a faixa tenha duas cores com o mínimo de 30 pontos de contraste de LRV (Valor de Luz Refletida) entre elas;

d) recomenda-se a aplicação de mais duas faixas contínuas com no mínimo 5 cm de espessura, uma a ser instalada entre 1,30 m e 1,40 m, e outra entre 0,10 m e 0,30 m, em relação ao piso acabado.

Sinalizar portas e paredes de vidro é simples e barato, além de proporcionar mais segurança a boa parte das pessoas. Com bom gosto e criatividade, é possível implantar esse tipo de sinalização sem prejudicar esteticamente o ambiente.



Nenhum comentário: