sexta-feira, 1 de março de 2019

Cadeirantes fazem protesto no Benedito Bentes, em Maceió - Vejam o vídeo

Eles protestam contra o número máximo de vagas para cadeirantes que os motoristas impõem nos ônibus.

Por Michelle Farias, G1 AL

Resultado de imagem para Cadeirantes protestam no Benedito Bente
Cadeirantes protestam no Benedito Bentes

Pessoas com deficiência física que utilizam cadeira de rodas fizeram uma manifestação na manhã desta quinta-feira (28) no terminal de ônibus do Benedito Bentes, em Maceió. Eles protestam contra o número máximo de vagas para cadeirantes que alguns motoristas impõem nos ônibus.

Clique AQUI para ver o vídeo.

O protesto teve início por volta de 9h e durou pouco mais de uma hora. De acordo com o presidente da Associação de Cadeirantes, Thiago dos Santos, os motoristas dos ônibus não cumprem nem a capacidade dos ônibus, que é de duas vagas.

"Temos que enfrentar tantos problemas e ainda tem esse limite de vagas. Às vezes eles não querem levar nem os dois, porque falam que estão cheios. Mas o gerente da Real Alagoas esteve aqui e disse que a orientação é cumprir as normas, se tiver mais cadeirantes e eles quiserem ultrapassar o número máximo, não tem problema. Desde que seja um acordo entre eles", reforça.

Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Maceió (Sinturb) disse que desde 2015 há uma determinação para que todos os carros novos possuam duas vagas para cadeirantes. Na medida do possível, as empresas vão se adequando para aumentar o número de vagas nos ônibus.

Confira a nota na íntegra:

Todos os veículos possuem acessibilidade e vaga disponível para os cadeirantes. Em 2015 as empresas de ônibus assinaram uma ata junto à Associação dos Cadeirantes e Ministério Público Estadual, de comprometimento com as empresas que a partir de 2015, todos os carros da nova frota passassem a ser com duas vagas. E desde então, todos os veículos adquiridos possuem 2 vagas exclusivas. As empresas estão ampliando de acordo com a renovação de suas frotas. As empresas possuem uma parceria com Sest Senat, todo mês os rodoviários fazem treinamento e reciclagem para atendimento do público e também deficientes. Aqui em Maceió não possui legislação parecida, mas cumprimos a lei federal, deixando o espaço exclusivo para cadeirantes e assentos preferenciais.

Cadeirantes fazem protesto no Benedito Bentes — Foto: Thaigo dos Santos/Arquivo Pessoal
Cadeirantes fazem protesto no Benedito Bentes — Foto: Thaigo dos Santos/Arquivo Pessoal

Fonte: g1.globo.com

Nenhum comentário: