sexta-feira, 12 de abril de 2019

Regional Rio-Sul começa nesta sexta, 12, com 29 atletas estreantes no halterofilismo

Daniel Zappe/MPIX/CPB
Imagem

Por CPB

Nesta sexta-feira, 12, as disputas de halterofilismo abrirão a etapa regional Rio-Sul do Circuito Brasil Loterias Caixa, em Curitiba. A modalidade tem caráter nacional e é a única competição do dia, com 137 atletas. Destes, 29 competirão pela primeira vez em um evento promovido e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). No sábado, 13, outros 313 participantes do atletismo e 162 da natação iniciam suas provas. No total, 612 atletas das três modalidades disputarão a última etapa regional da temporada 2019 do Circuito Loterias Caixa, na Universidade Positivo.

O aumento no número de competidores no halterofilismo se deve a um trabalho que começa desde a base, realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. A modalidade tem seis Centros de Referência espalhados pelo Brasil, com técnicos indicados pelo CPB. Eles estão localizados em São Paulo, no CT Paralímpico, Itu (SP), Uberlândia (MG), São Bento do Sul (SC), Natal (RN) e Brasília (DF). O objetivo do CPB é expandir ainda mais o projeto.

“Os Centros de Referência compõem a estratégia de descentralização do esporte paralímpico. O objetivo é que, até 2020, tenhamos 15 centros pelo país e que cada um atenda pelo menos três esportes. A escolha das modalidades levará em consideração cada região e o que já é desenvolvido por ali”, explica Alberto Martins, diretor-técnico do CPB.

Nomes já consagrados da modalidade também participarão da disputa, como o baiano Evânio Rodrigues, medalhista de prata nos Jogos do Rio 2016. A paranaense Márcia Menezes, bronze no Mundial de Dubai em 2014, também estará em Curitiba, em evento que serve como preparação para uma agenda de grandes eventos: em julho, o Campeonato Mundial, em Nur-Sultan, no Cazaquistão; em agosto, os Jogos Parapan-Americanos, em Lima, no Peru; em novembro, o Campeonato Brasileiro, em São Paulo.

Atletismo e natação, por sua vez, têm início no sábado, 13, e encaram a última chance de alcançar o índice estabelecido pelo departamento técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro para participar das etapas nacionais, que acontecerão no CT Paralímpico, a partir de maio. A nadadora fluminense Mariana Gesteira, da classe S10, e o saltador paranense Flávio Reitz, da classe T42, medalhistas nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto 2015, são alguns dos destaques da competição.

Esta será a última etapa regional do Circuito Brasil Loterias Caixa em 2019. Outras três foram realizadas: em São Paulo, no CT Paralímpico, em fevereiro, o estágio Norte-Nordeste, em João Pessoa (PB), em março, e a etapa Centro-Leste, em Uberlândia (MG), nos dias 30 e 31 de março. Os melhores de cada etapa garantem vaga na fase nacional, a partir de maio, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a fase Regional Rio-Sul do Circuito Brasil Loterias Caixa não precisam de credenciamento prévio. Bastará dirigirem-se à sala de imprensa da Universidade Positivo para identificação.

O Circuito
O Circuito Loterias Caixa é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2019, as disputas das fases nacionais serão separadas por modalidade - haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte.

Patrocínios
O paratletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem.
A natação e o halterofilismo tem patrocínio das Loterias Caixa.

Serviço
Data: 12, 13 e 14 de abril
Cidade: Curitiba
Local: Universidade Positivo - R. Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 - Campo Comprido, Curitiba - PR

Programação*
Circuito Loterias Caixa de Atletismo, Natação e Halterofilismo - Regional Rio-Sul
Sexta (12/4) - 9h às 12h e 15h às 18h (apenas competições de halterofilismo)
Sábado (13/4) - 8h às 12h e 14h às 18h
Domingo (14/4) - 8h às 12h
*Sujeita a alterações

Nenhum comentário: