quinta-feira, 16 de maio de 2019

Cadeira de Rodas Motorizada; Saiba como carregar as baterias

As baterias das Cadeiras de Rodas Motorizadas são peças que envelhecem e perdem capacidade com o tempo e, por isso, têm de ser substituídas com certa frequência.

Saiba como carregar as baterias da Cadeira de Rodas

Porém, com o cuidado e a utilização correta das baterias, sua vida útil pode ser prolongada. Conhecer o melhor tipo de bateria para o seu equipamento, e saber fazer sua utilização, são  informações importantes que podem ajudar na preservação dessa peça.

Além disso, esses cuidados garantem que não aconteçam imprevistos em seus percursos diários. Pensando nisso, separamos pra você instruções de como fazer corretamente o carregamento das baterias. 

Continue a leitura!

Quando e por que recarregar as baterias da minha cadeira?

Não existem excessos quando se trata de recarregar as baterias da cadeira de rodas. Essa operação pode ser realizada a qualquer momento, e inclusive é recomendado que não se deixe acabar por completo a carga do equipamento.

Para prolongar a vida útil de seu produto, as recargas devem ser feitas no mínimo a cada dois dias. Sendo que, o ideal é que sejam feitas diariamente. Como a recarga das baterias não afeta significativamente o consumo de energia elétrica, não existem motivos para não fazer disso uma rotina.

Porém, é preciso ter em mente que esse é um processo demorado e pode levar de 6 a 8 horas para ter a carga completa. Durante a recarga não é possível usar a cadeira. Sendo assim, para que isso não afete o seu dia a dia, você pode realizá-la no período da noite.

Qual o tipo de bateria mais indicado?

No mercado encontramos diversos tipos de baterias, mas antes de optar pelas mais baratas, verifique a capacidade e a indicação de uso de cada uma delas. Afinal, a cadeira de rodas demanda de muita energia para a locomoção, tendo ciclos de carga e descarga realizados diariamente.

Baterias líquidas, normalmente utilizadas em carros, não possuem o mesmo desempenho na cadeira de rodas. Uma vez que, no carro elas são usadas somente para arranque, e na cadeira de rodas ela precisa estar em trabalho constante por todo o percurso.
Alguns cuidados necessários

Antes de fazer a recarga das baterias, preste atenção em alguns detalhes que podem garantir a sua segurança e a durabilidade do seu produto:

O consumo de energia da cadeira varia conforme o trajeto e terreno percorrido pelo usuário. Por isso, é importante conhecer previamente seu equipamento e planejar os percursos que serão feitos.

Sempre recarregue as baterias em locais bem ventilados. Nunca obstrua a ventilação do carregador quando este estiver ligado.

O carregador não deve ser mantido ou usado em lugares úmidos, ou molhados. Podendo, nestas situações, dar descargas elétricas no usuário (choque).

Nunca remova o pino de aterramento do plug de alimentação do carregador. Lembre-se que o aterramento é importante para o uso seguro do equipamento.

O carregamento das baterias deve ser feito somente com equipamento próprio para isso. Opções improvisadas de recarga, além de serem ineficazes, podem danificar o seu produto ou gerar acidentes.

Se o veículo ficar sem uso por um longo período, providencie que as baterias sejam completamente carregadas pelo menos uma vez por mês.

Nunca desconecte o cabo do carregador puxando pelo fio, pois isso pode provocar o rompimento de soldas no conector. Sendo assim, desconecte sempre puxando pelo plugue.

Evite efetuar a descarga profunda das baterias, pois isto diminuirá bruscamente a vida útil do produto.

Caso os pneus de sua cadeira sejam infláveis, mantenha-os sempre bem calibrados. Pneus com baixa pressão aumentam o consumo de energia fazendo com que a carga das baterias durem menos.

Como fazer a recarga de sua bateria

Para recarregar as baterias siga as instruções abaixo:

  • Posicione a cadeira próxima a uma tomada elétrica.
  • Desligue a cadeira.
  • Conecte o plugue de três pinos do carregador no conector de carga da cadeira (embaixo do painel do joystick).
  • Conecte o plugue para a alimentação do carregador na tomada da rede elétrica.
  • Quando a recarga estiver completa, o indicador de leds do carregador indicará o fim da carga.
  • Para desconectar o carregador, primeiramente retire o conector de carga da cadeira de rodas para posteriormente, retirar o plugue da alimentação.
  • Carregador de baterias Freedom


O carregar de baterias Freedom foi desenvolvido especificamente para nossos produtos, garantindo a recarga segura de nossos equipamentos.

Ele é equipado com luzes de led, que ajudam a indicar qual o status de carregamento das baterias. 

Conforme a seguinte ordem:
  • Vermelho (piscando) – Curto-circuito
  • Vermelho – Carregando
  • Amarelo – 80% carregado
  • Verde – 90% carregado
  • Verde Piscando – Carga completa.

Nenhum comentário: