segunda-feira, 15 de julho de 2019

Britânico ficou cego após tomar banho com lentes de contato

Rapaz contraiu ameba presente na água e desenvolveu infecção no olho direito

POR REDAÇÃO GALILEU

Lentes de contato para os olhos (Foto: CC BY-SA 3.0/Wikimedia Commons)
LENTES DE CONTATO PARA OS OLHOS (FOTO: CC BY-SA 3.0/WIKIMEDIA COMMONS)

O britânico Nick Humphreys, de 29 anos, ficou cego do olho direito após tomar banho usando lentes de contato. Ele foi contaminado pela amoeba Acanthamoeba keratitis e desenvolveu uma infecção por conta do protozoário.

O microrganismo tem afinidade com superfícies como lentes de contato, o que significa que o objeto facilita a transmissão da doença. Como a bactéria está presente na água, tomar banho, nadar ou limpar as lentes na torneira ou no chuveiro podem resultar na infecção.

"Nunca me disseram para não usar lentes de contato no banho. Não há nenhum aviso na embalagem, e meus oftalmologistas nunca mencionaram o risco", disse Humphreys em entrevista à Fox News.

Jovem contraiu amebíase transmitida pela água (Foto: PA real life)
NICK HUMPHREYS CONTRAIU AMEBÍASE TRANSMITIDA PELA ÁGUA (FOTO: PA REAL LIFE)

Inicialmente, os médicos indicaram colírios e outros remédios mais fortes para o britânico, mas o tratamento não estava dando certo. "A dor no meu olho era demais, e a única vez que saí [de casa] foi para visitar o hospital", ele relatou.

Humphreys passou por duas cirurgias para tentar conter o problema, mas ele continua cego do olho direito. Agora, está na lista de espera para fazer um transplante de córnea e tentar reverter a situação.

Atualmente, o britânico trabalha com a instituição de caridade Fight for Sight, que busca para aumentar a conscientização sobre os riscos de tomar banho ou nadar com lentes de contato. "É crucial que as pessoas saibam que isso é uma realidade e pode acontecer por causa de algo tão simples como entrar no chuveiro", apontou.

Nenhum comentário: