domingo, 14 de julho de 2019

Mineira, novata na Seleção, é ouro na abertura da 2ª fase nacional do Circuito Loterias Caixa de natação

Alê Cabral/CPB
Alê Cabral/CPB

Na manhã deste sábado, 13, primeiro dia da segunda etapa nacional do Circuito Brasil Loterias Caixa de natação, a mineira Laila Suzigan nadou os 400m livre, da classe S6, faturou a medalha de ouro e estabeleceu o novo recorde brasileiro. Ela compõe o grupo que representará o Brasil no Campeonato Mundial da modalidade, em Londres, no mês de setembro. As disputas acontecem no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e conta com a participação de 273 atletas de 18 estados e do Distrito Federal, as provas seguem até este domingo, 14.

A jovem de apenas 18 anos, ao representar o Praia Clube - Uberlândia (MG), foi a primeira a tocar a borda da piscina e finalizar a prova dos 400m com o tempo de 5min46s59, marca que lhe rendeu o novo recorde brasileiro. O anterior pertencia a Susana Schnarndorf com 5min47s78 feito no Mundial de Montreal em 2013, na época a nadadora gaúcha disputava na classe S6.

“A minha prova foi incrível! Quando olhei o placar para ver o meu tempo fiquei impressionada. Abaixei muito a minha marca e isso mostra o quanto os meus treinos vão bem”, vibrou a atleta que tem paraparesia espástica hereditária desde os 6 anos.

Na tarde deste sábado ela faturou mais duas medalhas: ouro nos 50m livre (37s25) e prata nos 50m borboleta (42s70).

Laila disputará o primeiro Mundial da carreira em setembro, na piscina Olímpica de Londres – palco da modalidade nos Jogos de Londres 2012. Ao todo, 26 atletas foram convocados e 25 deles disputam a 2ª etapa nacional do Circuito Loterias Caixa de natação. Esta é a última competição nacional antes dos Jogos Parapan-Americanos de Lima, em agosto, e do Mundial, em setembro. A convocação da delegação que irá para a principal competição das Américas, na capital peruana, saíra nesta terça-feira, 16.

"As minhas expectativas estão muito altas para o Mundial, me sinto mais preparada fisicamente e psicologicamente. Estou tentando levar de uma forma tranquila, sem pressão, porque eu não funciono sob pressão", disse a nadadora que representará o Brasil em quatro provas no Mundial: 50m e 100m livres, 50m borboleta e revezamento.

No último estilo em disputa desta manhã, costas, Daniel Dias (S5) conquistou o ouro nos 50m costas com o tempo de 37s16. Já o catarinense Talisson Glock (S6), faturou o ouro nos 100m costas com 1min24s27. Ambos estão convocado para o Mundial.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a segunda etapa nacional do Circuito Brasil Loterias Caixa de natação não precisam de credenciamento prévio. Bastará dirigirem-se à sala de imprensa do CT Paralímpico para identificação.

O Circuito
O Circuito Brasil Loterias Caixa é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidade para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2019, as disputas das fases nacionais serão separadas por uma modalidade em cada fim de semana - haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte.

Patrocínios
A natação tem patrocínio das Loterias Caixa.

Serviço
Data: 13 e 14 de julho
Cidade: São Paulo (SP)
Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo - Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 (ao lado do São Paulo Expo).

Programação*
Circuito Brasil Loterias Caixa de Natação
Sábado (13/7) - 9h às 12h e 15h às 18h
Domingo (14/7) - 9h às 12h
*Programação sujeita a alterações

Nenhum comentário: