domingo, 27 de outubro de 2019

Vice-governadora acompanha primeira viagem do VLT aos sábados em Teresina usuários pediram mais acessibilidade - veja o vídeo.

Usuários comemoraram a mudança, mas também pediram mais acessibilidade.

Por G1 PI

Resultado de imagem para VLT começa a funcionar aos sábados de 8 às 13 horas
VLT começa a funcionar aos sábados de 8 às 13 horas

A vice-governadora do estado, Regina Sousa (PT), acompanhou na manhã deste sábado (26) a primeira viagem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que a partir de hoje acontecerá também aos sábados. A data de início foi escolhida em comemoração ao Dia do Metroviário. Usuários comemoraram a mudança, mas também pediram mais acessibilidade.

Clique AQUI para ver o vídeo.

O diretor da Companhia Metropolitana de Transporte Público (CMTP), Paulo Martins, informou que a ampliação no atendimento foi feita após solicitação dos próprios passageiros. O funcionamento aos sábados será das 8h às 13h.

“Era uma necessidade que a população reivindicava, porque precisava ir ao centro de saúde, ir ao centro comercial, os funcionários já faziam essa viagem de segunda a sexta e agora farão também aos sábados”, declarou.

“Ficou bem melhor, porque quem trabalha e precisa vir ao Centro, no sábado fica melhor”, disse uma usuária.

VLT de Teresina passa a funcionar aos sábados.  — Foto: Reprodução/TV Clube
VLT de Teresina passa a funcionar aos sábados. — Foto: Reprodução/TV Clube

Outra questionou a falta de rampas e plataformas para pessoas que usam cadeiras de rodas. A vice-governadora comentou a situação.

"Realmente a plataforma é muito alta para pessoas com deficiência. Vamos ver a implantação de um elevador, escada rolante, vamos buscar orçamentos para as melhorias porque isso é algo muito importante", declarou.

Dois grandes atrativos são o tempo de percurso e o valor da passagem. O VLT faz o percurso de 14 km, entre o bairro Dirceu, na Zona Sudeste, até o Centro, em 35 minutos. De ônibus, o percurso é feito em média no dobro do tempo. Além disso, a passagem custa apenas R$ 1.

VLT de Teresina passa a funcionar aos sábados.  — Foto: Reprodução/TV Clube
VLT de Teresina passa a funcionar aos sábados. — Foto: Reprodução/TV Clube

A expectativa, segundo o diretor é que o atendimento suba de 60% para 95% da capacidade, que é de 575 passageiros. Além disso, há a previsão de que o percurso do metrô seja ampliado em direção a Timon, Altos e Campo Maior.

Segundo o secretário de Transportes, Gustavo Aquino, para a primeira etapa do programa estão assegurados R$ 230 milhões, oriundos de financiamento com a Caixa Econômica Federal.

Fonte: g1.globo.com

Nenhum comentário: