quarta-feira, 3 de junho de 2020

Pesquisador cria ferramenta de combate à Covid-19 voltada para surdos na Bahia

Projeto de inovação tecnológica interliga os profissionais de saúde à intérprete de Libras para atender deficientes auditivos atingidos pela doença.

Por G1 BA

 A plataforma funciona através da internet, por uma sala virtual, e por um aplicativo.  — Foto: Divulgação
A plataforma funciona através da internet, por uma sala virtual, e por um aplicativo. — Foto: Divulgação

Um pesquisador baiano criou uma ferramenta que interliga os profissionais de saúde a uma intérprete de Libras para atender a pessoas surdas que foram infectadas pelo novo coronavírus na Bahia. A plataforma funciona através da internet, por uma sala virtual, e por um aplicativo.

O projeto de inovação tecnológica, chamado LibrasInterConect, foi ideia do baiano Aisamaque Gomes, que atuou como intérprete de Libras por sete anos e atualmente é professor de Libras no Instituto Federal Baiano de Itapetinga (IF Baiano).

A ferramenta vai disponibilizar informações sobre o novo coronavírus, ações de combate à doença, e, caso, a pessoa apresente os sintomas, será oferecido atendimento com um profissional da saúde. Tudo com a ajuda do intérprete de Libras.

A plataforma vai passar por testes em junho e deve ser implementada a partir de setembro, inicialmente, nas cidades de Itapetinga, Uruçuca e Teixeira de Freitas, conforme o cronograma do projeto. Após a implantação do projeto nesses lugares, a expansão da ferramenta vai ocorrer em Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista.

Como funciona?

Segundo o idealizador do projeto, o funcionamento é simples. O profissional da saúde deve acionar a ferramenta e solicitar um intérprete de Libras para atender aos pacientes. A depender da disponibilidade, o médico ou qualquer profissional da área vai a uma sala virtual, onde o intérprete irá atendê-lo.

Fonte: g1.globo.com

Nenhum comentário: