sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Aline Rocha briga por pódio na Maratona de Nova York neste domingo, 4

Daniel Zappe/CPB/MPIX
Imagem

Por CPB

A paranaense Aline Rocha realizará mais uma das principais maratonas internacionais do calendário deste ano. Neste domingo, 4, a atleta disputará a Maratona de Nova York, nos Estados Unidos. A prova compõe o circuito das conhecidas Majors, ao lado das corridas de Boston, Chicago, Londres, Berlim, Nova York e Tóquio.

Em Boston, inclusive, Aline obteve seu melhor resultado e ficou em quarto lugar - feito repetido em Berlim. Já em Chicago ela finalizou a prova em sexto. Por fim, em Londres, encerrou na nona colocação.

"A Maratona de Nova York será a prova mais difícil pelo percurso, que tem muitas subidas e descidas perigosas. Espero que não chova. Estou com uma mistura de medo e ansiedade, mas minha meta é ficar entre as 5 no ranking ao fim do ciclo”, disse Aline.

A última Major a ser disputada por Aline será a de Tóquio, em março de 2019. Após fechar o ciclo, Aline ganhará uma medalha especial por ter participado dos seis eventos em sequência. Mais um grande feito para a atleta de 27 anos, que foi a primeira atleta feminina do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Inverno, em PyeongChang 2018.

“Eu sempre sonhei em fazer esse circuito Major. Mas por ser um número muito grande de maratonas em um ano, tinha que ser em uma temporada que não comprometesse a preparação para os Jogos Paralímpicos. Como fui convocada para a Maratona de Londres, consegui conciliar Boston na mesma viagem”, completou.

Aline ficou paraplégica aos 15 anos após uma lesão na medula em um acidente de carro. Aos 16, começou no atletismo como reabilitação e não parou mais. Participou dos Jogos Rio 2016 e é tetracampeã da tradicional corrida de São Silvestre.

Depois de Nova York, ela participará da Maratona de Oita, no Japão, no dia 18 de novembro, pela Seleção Brasileira. Antes da competição, fará um período de treinamento e aclimatação, de 8 a 15, em Hamamatsu, cidade que receberá a delegação brasileira para aclimatação antes dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

Fonte:cpb.org.br

Salto de Pirapora recebe o maior centro de treinamento de cães-guia do País

O Instituto Magnus deve entregar até 60 cães-guia por ano para pessoas com deficiência visual

Foto em plano aberto da fachada do Instituto Magnus, com estruturas em amarelo e preto

O maior centro de treinamento de cães-guia do País foi inaugurado em Salto de Pirapora, no interior de São Paulo. O Instituto Magnus proporcionará o treinamento e a formação de 60 cães-guia por ano. Atualmente, há menos de 200 cães aptos para o trabalho.

A iniciativa contribuirá para diminuir o tempo de espera para o recebimento do animal, além de resgatar a independência e mobilidade dessas pessoas.

Segundo o treinador e instrutor de cães-guia da instituição, George Harrison, o principal desafio após a entrega da nova sede é contar com o trabalho voluntário de famílias socializadoras.

“Temos a missão de engajar cerca de 200 famílias de Sorocaba e região, ao longo dos anos, para que se tornem voluntárias em acolher um cão e tenham a responsabilidade de socializá-lo no primeiro ano de vida. Os interessados podem fazer o cadastro direto no site do Instituto, afirma.

O processo de treinamento do cão-guia dura cerca de 2 anos. Durante o primeiro ano do filhote, ele fica com os socializadores para que realize tarefas como andar em transporte coletivo, passear em locais públicos, conviver com outros animais e pessoas, entre outras atividades. Após esse período, ele retorna ao Instituto para receber o treinamento específico para se tornar um guia. A fase final acontece com a adaptação do animal ao seu novo companheiro e sua rotina.

Interessados em conhecer a estrutura e um pouco mais do trabalho realizado pelo Instituto Magnus poderão realizar uma visita monitorada. Para fazer o agendamento é necessário entrar em contato através do e-mail contato@institutomagnus.org

Estrutura do centro de treinamento

O Instituto Magnus possui uma área de 15 mil m². Sua estrutura conta com canil para 48 cães, clínica veterinária, maternidade canina e sala para banhos.

Há ainda uma área dedicada para as necessidades dos animais, além de espaço para os momentos de diversão e treinamento.

O espaço possui ainda um hotel para receber os futuros usuários de cães-guia e seus instrutores durante o período de adaptação.

quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Campeões da São Silvestre se preparam para a maior maratona de cadeirantes do Mundo

Ao lado do técnico Eduardo Leonel, os paratletas Heitor Mariano e Vanessa Cristina estão na reta final de preparação para a disputa da Oita International Wheelchair Marathon

Heitor Mariano e Vanessa Cristina embaracam para o Japão no dia 6 de novembro — Foto: Divulgação / Prefeitura de Santos
Heitor Mariano e Vanessa Cristina embaracam para o Japão no dia 6 de novembro — Foto: Divulgação / Prefeitura de Santos

Por GloboEsporte.com — Santos, SP

Os paratletas Heitor Mariano dos Santos e Vanessa Cristina, assim como o técnico Eduardo Leonel, estão na reta final de preparação para a disputa da Oita International Wheelchair Marathon.

A maior e principal maratona em cadeiras de rodas será disputada no dia 18 de novembro, no Japão. Integrantes da equipe Fast Weels/MSC/Semes/Fupes estarão servindo à seleção brasileira.

Vanessa Cristina não vê a hora de competir. Nesta temporada, a campeã da São Silvestre venceu a importante Meia Maratona Internacional de Lisboa, em Portugal, e foi vice-campeã da Meia Maratona do Rio de Janeiro.

- Estou com uma expectativa muito grande; ano passado estava lá, mas devido a um tufão a prova foi cancelada. Ir para o Japão sempre me faz sentir mais perto dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 - destacou.

Para Heitor Mariano dos Santos, a prova trará uma sensação especial. Tricampeão da São Silvestre, o paratleta foi convocado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro pela primeira vez.

- Será a quinta vez que vou participar em Oita, mas será a primeira defendendo a seleção brasileira. Serei um estreante experiente. É um sonho realizado poder representar meu país em um grande evento - comemorou.

Eduardo Leonel também foi convocado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro — Foto: Divulgação / Prefeitura de Santos
Eduardo Leonel também foi convocado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro — Foto: Divulgação / Prefeitura de Santos

A maratona de Oita é exclusiva para cadeirantes, os recordes mundiais no masculino e feminino foram registrados nessa prova. Aproximadamente 300 atletas participam desta edição. A prova é um dos eventos paralímpicos mais importantes do mundo.

O técnico Eduardo Leonel comentou sobre a preparação dos paratletas.

- Fico feliz por estar na Seleção e de forma contínua. Melhor ainda com os nossos atletas. Estamos focados nos objetivos seguindo um planejamento. Agora realizamos os últimos treinos da preparação no Brasil e vamos finalizá-los no Japão - explicou.

Atletas e treinador embarcam para o Japão no dia 6 de novembro. A aclimatação será realizada na cidade Hamamatsu, entre os dias 8 e 14. Depois a delegação segue para Oita, onde realizarão os últimos ajustes, farão ações em escolas e atenderão a imprensa.


Decreto estabelece que candidatos com deficiência farão provas físicas de concursos sem adaptação

Norma estabelece ainda que os critérios de aprovação poderão seguir os mesmos que são aplicados aos demais candidatos.

Imagem Internet/Ilustrativa
Resultado de imagem para concursos públicos para candidatos com deficiência

Por Marta Cavallini, G1

Decreto publicado no “Diário Oficial da União” desta quarta-feira (31) exclui a previsão de adaptação das provas físicas de concursos públicos para candidatos com deficiência e estabelece que os critérios de aprovação poderão seguir os mesmos que são aplicados aos demais candidatos.

Com a divulgação do decreto nº 9.546, o decreto nº 9.508, de 24 de setembro de 2018, passa a vigorar com as seguintes alterações:

III - a previsão de adaptação das provas escritas e práticas, inclusive durante o curso de formação, se houver, e do estágio probatório ou do período de experiência, estipuladas as condições de realização de cada evento e respeitados os impedimentos ou as limitações do candidato com deficiência;

IV - a exigência de apresentação pelo candidato com deficiência, no ato da inscrição, de comprovação da condição de deficiência nos termos do disposto no § 1º do art. 2º da Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, sem prejuízo da adoção de critérios adicionais previstos em edital;

V - a sistemática de convocação dos candidatos classificados, respeitado o disposto nos § 1º e § 2º do art. 1º; e

VI - a previsão da possibilidade de uso, nas provas físicas, de tecnologias assistivas que o candidato com deficiência já utilize, sem a necessidade de adaptações adicionais, inclusive durante o curso de formação, se houver, e no estágio probatório ou no período de experiência."

§ 4º Os critérios de aprovação nas provas físicas para os candidatos com deficiência, inclusive durante o curso de formação, se houver, e no estágio probatório ou no período de experiência, poderão ser os mesmos critérios aplicados aos demais candidatos, conforme previsto no edital."

5% das vagas reservadas

O decreto nº 9.508 reserva às pessoas com deficiência percentual de cargos e de empregos públicos ofertados em concursos públicos e em processos seletivos no âmbito da administração pública federal direta e indireta.

Entre as normas estão a reserva às pessoas com deficiência de, no mínimo, 5% das vagas oferecidas para o provimento de cargos efetivos e para a contratação por tempo determinado, e a igualdade de condições com os demais candidatos no que diz respeito ao conteúdo das provas, avaliação e critérios de aprovação, horário e local de aplicação das provas e nota mínima exigida para os demais candidatos.

Assim, com a alteração, a igualdade de condições também fica estendida para os critérios de aprovação nas provas físicas.

O decreto estabelece ainda que órgão responsável pela realização do concurso ou processo seletivo terá a assistência de equipe multiprofissional composta por três profissionais capacitados e atuantes nas áreas das deficiências do candidato, dentre os quais um médico, e três profissionais da carreira a que concorrerá o candidato.

Essa equipe multiprofissional emitirá parecer que observará as informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição; a natureza das atribuições e das tarefas essenciais do cargo, do emprego ou da função a desempenhar; a viabilidade das condições de acessibilidade e as adequações do ambiente de trabalho na execução das tarefas; a possibilidade de uso, pelo candidato, de equipamentos ou de outros meios que utilize de forma habitual; e o resultado da avaliação.

No anexo do decreto, são elencadas as tecnologias assistivas e adaptações para a realização de provas em concursos públicos e em processos seletivos, sem prejuízo de adaptações razoáveis que se fizerem necessárias.

Ao candidato com deficiência visual:
  • prova impressa em braille;

  • prova impressa em caracteres ampliados, com indicação do tamanho da fonte;

  • prova gravada em áudio por fiscal ledor, com leitura fluente;

  • prova em formato digital para utilização de computador com software de leitura de tela ou de ampliação de tela; e

  • designação de fiscal para auxiliar na transcrição das respostas.

Ao candidato com deficiência auditiva:
  • prova gravada em vídeo por fiscal intérprete da Língua Brasileira de Sinais - Libras, nos termos do disposto na Lei nº 12.319, de 1º de setembro de 2010, preferencialmente com habilitação no exame de proficiência do Programa Nacional para a Certificação de Proficiência no Uso e Ensino da Libras e para a Certificação de Proficiência em Tradução e Interpretação da Libras/Língua Portuguesa - Prolibras; e

  • autorização para utilização de aparelho auricular, sujeito à inspeção e à aprovação pela autoridade responsável pelo concurso público ou pelo processo seletivo, com a finalidade de garantir a integridade do certame;


Ao candidato com deficiência física:

  • mobiliário adaptado e espaços adequados para a realização da prova;

  • designação de fiscal para auxiliar no manuseio da prova e na transcrição das respostas; e

  • facilidade de acesso às salas de realização da prova e às demais instalações de uso coletivo no local onde será realizado o certame.


Fonte: g1.globo.com - Imagem Internet/Ilustrativa

Estímulos elétricos na medula ajudam pacientes a andar de novo, diz estudo

Shutterstock
Três pacientes tratados com um o método EES (Estimulação Elétrica Epidural, em tradução livre) ? onde são aplicados estímulos à medula espinhal dos pacientes ? conseguiram andar de novo por conta dos estímulos
Três pacientes tratados com um o método EES (Estimulação Elétrica Epidural, em tradução livre) ? onde são aplicados estímulos à medula espinhal dos pacientes ? conseguiram andar de novo por conta dos estímulos

Do UOL, em São Paulo

Um artigo publicado na revista Nature desta semana mostrou novas perspectivas em relação às lesões na medula óssea. Três pacientes tratados com um o método EES (Estimulação Elétrica Epidural, em tradução livre) – no qual são aplicados estímulos à medula espinhal dos pacientes – conseguiram andar de novo por conta dos estímulos.

O pesquisador suíço Grégoire Courtine administrou o tratamento do EES em três pacientes com lesões medulares crônicas e paralisia parcial ou completa dos membros inferiores. Para identificar os padrões de estímulos dos grupos musculares os pesquisadores utilizaram mapas de ativação dos neurônios motores e outros modelos simulados.

As lesões na medula espinhal interrompem a passagem de sinais do nosso sistema nervoso, por isso muitos pacientes perdem os movimentos. Até então, os tratamentos por meio dos EES não eram tão comuns por conta de fatores pouco conhecidos. Os estímulos são utilizados na restauração da locomoção de animais, mas são menos efetivos em humanos por razões desconhecidas.

O tratamento por meio do EES neste caso funcionou da seguinte forma: os estímulos são aplicados por meio de um gerador de pulsos controlado em tempo real por comunicação sem fio; os pesquisadores então programavam os estímulos para serem exatamente condizentes com os movimentos pretendidos pelos pacientes. Dessa forma os estímulos do gerador eram coordenados com a movimentação dos pacientes.

O médico Chet Moritz, doutor pela Universidade de Washington e especialista em neurociência, elogiou a equipe de Courtine. ""Estes artigos do grupo de Courtine demonstram claramente o futuro brilhante para o tratamento da lesão medular", declarou Moritz à Nature.

Os primeiros resultados surgiram poucos dias após o início do tratamento. Os três pacientes evoluíram de pisar na esteira para andar apoiado no chão, tudo isso enquanto recebiam os estímulos do EES. Eles ainda conseguiram ajustar a elevação do passo e o comprimento da passada que estavam dando. Em alguns momentos os pacientes puderam andar até uma hora na esteira com a ajuda do EES.

Após a reabilitação do tratamento vieram os resultados mais consistentes. Os três pacientes puderam andar de forma independente, com o apoio ou ajuda de um andador, com o EES e recuperaram os movimentos voluntários das pernas sem a necessidade dos estímulos.

Menino cego volta a enxergar com tratamento genético

Foto: OSHUNews
O menino Caspian com a mãe Foto: OSHUNews
O menino Caspian com a mãe

Um menino de Oregon, no Canadá, voltou a enxergar graças a um novo tratamento de terapia genética chamado Luxturna.

Caspian Soto tinha 4 anos quando uma mutação rara afetou o gene que produz proteínas necessárias para o funcionamento perfeito da retina. A mutação causa a amaurose congênita de Leber e o deixou com com a visão escura e embaçada.

O Dr. Andreas Lauer fez o tratamento no olho direito de Caspian Soto no OHSU Casey Eye Institute, em 17 de setembro, injetando um vírus modificado sob a retina para corrigir a mutação. Ela fez o mesmo no olho esquerdo uma semana depois.

O tratamento custou cerca de 850 mil dólares, pouco mais de 3 milhões de reais, cobertos pelo seguro-saúde do marido, Zack Soto.

O menino saiu da cirurgia em um mundo totalmente novo.

Seus pais dizem que levou apenas duas semanas para ele começar a ver os espaços de uma nova maneira.

“Eu continuo tendo que me beliscar pra acreditar que é real?”, disse Krista.

Os médicos dizem que esperam que a visão de Soto continue melhorando.

O garoto é o segundo paciente e o mais novo a receber o tratamento no Oregon.

Atualmente, apenas nove instituições dos EUA oferecem o Luxturna, de acordo com o Portland Business Journal .


Estou cansada de incompreensão, discriminação e ouvir que é tudo frescura


por Priscila Torres*

Tudo começou com dor, muita dor, inchaços, dificuldades no tato, na força, para andar, subir escada, ficar muito tempo sentada. Febre nas juntas, tremor e formigamento braços e pernas. Os sintomas começaram em 1992 e descobri ter Artrite Reumatoide em 2011. Na época eu trabalhava como técnica de informática, isso em 1992, época que começaram as dores nos pulsos e cotovelos, passaram alguns anos e descobri um desgaste quadril, joelhos, bico papagaio, em 2006 já muito limitada procurei ajuda médica onde consegui em 2008 ser aposentada. Em 2011 com ortopedista e reumatologista descobri FAN positivo, artrite reumatoide juvenil, fibromialgia, recentemente hipoplasia cerebral. Tenho limitações, muitas lesões no corpo todo. Minha mãe tem reumatismo, mas tenho certeza que os primeiros erraram na demora em fechar o meu diagnóstico. Sofri preconceito, com algumas pessoas da família e amigos.

Tenho limitações motoras para andar, pegar coisas, subir escadas. Descobri intolerância alimentares e diversas alergias. Sinto a incompreensão de algumas pessoas, em alguns lugares que frequento percebo o julgamento pela aparência, acham sou nova e tenho frescura. Estou cansada de incompreensão, discriminação e ouvir que é tudo frescura.

Sou a Cida Souza, sou casada, moro em Mogi das Cruzes, convivo com Artrite Reumatoide, Fibromialgia, Hipoplasia cerebral e atualmente estou aposentada.
Amar se acima de tudo, mesmo com limitações viva, se cuide.

Priscila Torres*
Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.